biotecnologia e engenharia genética

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Biotecnologia e Engenharia Genética

A engenharia genética, uma nova ciência que tem possibilitado a realização de experimentos na área da genética, com resultados surpreendentes sobre a vida. Pela sua relação direta ou indireta com o meio ambiente, a engenharia genética não poder deixar de ter atenção dos ambientalistas e estudiosos do direito ambiental.

Considerações:
Com a divulgaçãorecente em quase todos os meios de comunicação dos primeiros resultados do Projeto Genoma Humano e o grande interesse sobre os transgênicos, a engenharia genética passou a ser alvo de atenção como ciência moderna. Mas, há séculos a humanidade vem fazendo o cruzamento de plantas e animais com a finalidade de melhorá-los para sua utilização e consumo. No fundo tratam-se de experiências genéticasfeitas de maneira rudimentar, mas atualmente com o desenvolvimento da biotecnologia, a melhora genética passou a ser feita de forma cientifica, através de técnicas desenvolvidas por uma nova ciência integrante da biotecnologia conhecida como engenharia genética.

Definição:
Engenharia genética pode ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir a identificação, manipulação emultiplicação de genes dos organismos vivos.

O que faz:
Através desta nova ciência é possível a manipulação do DNA, ou seja, do ácido desoxirribonucleico que existe nas células dos seres vivos e assim recombinar genes, alterando-os, trocando-os ou adicionando genes de diferentes origens e criando novas formas de vida. A engenharia genética possibilita:
- Mapear o sequenciamento do genoma das espéciesanimais, incluindo o ser humano (Genoma Humano) e dos vegetais; 
  - A criação de seres clonados (copiados); 
  - Desenvolver a terapia genética;
  - Produzir seres transgênicos.
Estas novas possibilidades no campo da genética passaram a preocupar governos e grande parte das sociedades envolvidas, pois se o processo for mal direcionado poderá prejudicar o patrimônio genético, inclusiveirremediavelmente. Por este motivo já há previsão legal tutelando as atividades desta nova ciência.

Controle legal:
Constituição Federal, art. 225, §1º, II;
Lei 8.974, de 5/1/95 (Lei da Biossegurança)
No Brasil o controle legal da engenharia genética está previsto no art. 225, §1º, II da Constituição Federal, onde diz que é dever do Poder Público preservar a diversidade e a integridade do patrimôniogenético do país e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético. Assim, o Poder Público tem o dever de preservar a diversidade e integridade do patrimônio genético, bem como o dever de fiscalizar os pesquisadores que manipulam material genético e ainda é obrigado a controlar os métodos, atividades e comercialização de produtos ou substâncias que possam causardanos ao meio ambiente, incluindo aí os relacionados à manipulação genética.
Já, a Lei 8.974, de 5/1/95 (Lei da Biossegurança) veio regulamentar os incisos II e V do parágrafo 1º do citado artigo constitucional, estabelecendo normas para uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados.

A engenharia genética possibilita:
A - Mapeamentodo sequenciamento gnômico:
Genoma: todo o material genético contido nos cromossomos de um organismo é conhecido como genoma. Pode ainda ser definido como o conjunto de genes de uma espécie.
Gene: é a unidade de DNA com capacidade de sintetizar uma proteína. DNA é uma molécula em forma de hélice dupla composta por pares nitrogenados e que tem capacidade de armazenar todas as informaçõesnecessárias para a criação de um ser vivo. Graças aos avanços da biotecnologia e através da engenharia genética é possível fazer o mapeamento e sequenciamento gnômico de animais e vegetais.
O Genoma Humano após muitos anos de estudos e de muito investimento que envolveu EUA, Reino Unido, França, Japão etc. Chegou a seus primeiros resultados.
Decepção genética: conforme publicado amplamente na imprensa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  •  Biotecnologia e da Engenharia genética :
  • Engenharia genética e biotecnologia
  • BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
  • engenharia genética e Biotecnologia
  • Engenharia Genética, Biotecnologia, Bioengenharia.
  • Engenharia genética, biotecnologia e genoma!
  • Biotecnologia, Engenharia genética e suas aplicações
  • Aplicações e ética da engenharia genética e da biotecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!