Biotecnologia Relat rio de morango Salvo Automaticamente

500 palavras 2 páginas
1. OBJETIVO Preparação de vinho de frutas
2. INTRODUÇÃO
O iogurte resulta da fermentação do leite por uma flora bacteriana composta de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Os estreptococos removem o oxigênio e os lactobacilos transformam o açúcar lactose em ácido láctico. Quando o pH se encontra entre 5 e 6, o leite coagula. Outras espécies bacterianas também podem fermentar o leite: Lactobacillus acidophilus, Streptococcus lactis, Bifidobacterium bifidum.
A experiência foi realizada no Laboratório de Ciências da Natureza no dia 24 de abril do ano de 2015, num período entre 15h00min até 22h00min, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), em Resende-RJ.

3. MATERIAIS
Pipeta volumétrica (10 mL) uma (01) unidade;
Bico de Bunsen uma (01) unidade;
Balança de Precisão uma (01) unidade;
Caixa de Isopor;
Potinho de Plástico;
Colher;
Copo de Becker.
3.1. REAGENTES
Fenolftaleína;
Solução de Soda 0,9 N;
Leite Desnatado;
Fermento Lácteo
Leite em pó
4. PROCEDIMENTO
Foi colocado meio litro de leite no Copo de Baker, onde este foi fervido através do Bico de bunsen; também foi colocado meio litro de leite em outro Copo de Baker e deixado em temperatura ambiente. Depois que o leite ferveu foi misturado com o outro leite que estava em temperatura ambiente, e foi adicionadas duas (02) colheres de leite em pó e com uma colher misturamos tudo, o leite em pó dá consistência. Logo após esse procedimento foi colocado um pouco desse leite em seis potinhos de plástico diferentes (copinhos de café descartáveis) e depois colocamos tudo isso dentro da caixa de isopor, onde ficou por volta de 6 horas. A cada hora, foi retirada uma amostra para verificar a acidez. Logo após tiramos o leite do isopor, fizemos o seguinte experimento: Determinação da acidez em % de ácido láctico Materiais Amostra a ser analisada, solução de hidróxido de sódio 0,9 N, solução alcoólica de fenolftaleína a 1%.

Relacionados

  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas