Biosseguran A Nos Servi Os De Manicure

3002 palavras 13 páginas
Biossegurança nos serviços de manicure/pedicure

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/biosseguranca-nos-servicos-de-manicure-pedicure/42036/#ixzz3K2CW7hRf
RESUMO

Ao longo dos anos as unhas deixaram de ser apenas anexos de beleza, hoje, além disso, são também semelhança de higiene. Diversos riscos envolvem a prática de manicure e pedicure como físicos, químicos, ergonômicos e biológicos e ainda por estarem em contato com vários resíduos e artigos ? críticos, semi-críticos e não críticos - cabe ao profissional do setor ser praticante das corretas normas de biossegurança que além de atitude, comportamento, conhecimento e bom senso é um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos, tanto do atuante quanto do cliente. Porém quando essas ações tornam-se insuficientes de garantir a segurança do profissional, é indispensável o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI?s). Compete a ele também realizar a devida profilaxia dos instrumentos de trabalho para assim evitar possíveis patologias. Desse modo, este artigo tem como objetivo verificar as normas de biossegurança nos serviços de manicure/pedicure para instruir melhor o profissional da área e quem pretende algum dia desempenhar este trabalho.

Palavras chaves: Biossegurança. Manicure. Pedicure. EPI.

INTRODUÇÃO

A arte de embelezar as unhas é datada há mais de 4000 anos. A partir de 1920, por meio de Michelle Ménard esses anexos ganharam mais cor e glamour e a partir da década de 50 os trabalhos na área de manicure e pedicure tornaram-se mais requisitados e acessíveis, além de significarem higiene.

O hábito de retirar as cutículas das unhas das mãos e dos pés é uma prática cultural típica do Brasil e pode ser um fator importante de contaminação resultando em várias patologias.

A importância em relação às unhas não se dá apenas à estética e qualidade, mas à segurança também e trabalhar com biossegurança não é fácil, pois sempre são encontradas falhas e detalhes

Relacionados