Biosseguran A Na Nutri O

1319 palavras 6 páginas
Trabalho sobre biossegurança em nutrição

(Processos Biológicos)

Nomes: Camila Lago, Giovana Brambilla, Giovanna Borelli, Giovanna Cunha, Isadora Borges.
INTRODUÇÃO
Todas as atividades humanas apresentam riscos, e os cuidados devem ser tomados para preveni-los e evitá-los, assegurando assim sua execução apropriada. A proteção da saúde é antes de tudo, uma obrigação moral que leva a estabelecer requisitos legais, informação, responsabilidade e educação. A segurança é um direito e uma obrigação individual.
O laboratório é um ambiente extremamente hostil. Convivemos no mesmo espaço equipamentos, reagentes, soluções, microorganismos , pessoas papéis, livros, amostras entre outros. Essa combinação de agentes de riscos necessita de uma organização para que não ocorram acidentes e para que os resultados produzidos sejam confiáveis e corretos. Além disso, um ambiente laboratorial organizado e disciplinado favorece a credibilidade da instituição e de todos que lá trabalham. Devemos lembrar que não existe a possibilidade de trabalharem ambiente sem risco, e que, as atividades estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas que permitam avaliar os prováveis riscos e determinar as condições de segurança.

CLASSES DE RISCO
As classes de risco são divididas em: riscos de acidente, biológicos, ergonômicos, físicos, químicos. Riscos de acidente
É considerado um risco de acidente quando qualquer fator coloque o praticante (profissional ou aluno) em uma situação de perigo e possa afetar sua integridade, bem estar físico e moral. Exemplos de riscos de acidentes: probabilidade de incêndio e explosão, armazenamento inadequado, equipamentos sem proteção e etc.

Riscos Biológicos
Há presença de materiais biológicos que contém amostras provenientes de seres vivos como animais, bactérias, plantas, leveduras, fungos e etc. Incluem-se também organismos geneticamente modificados em que os cuidados são os mais relevantes por estarem portando genes com

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas