Biosseguran A Desafios Da Equipe De Enfermagem

492 palavras 2 páginas
A palavra biossegurança em si é um neologismo que deriva de bio (vida) juntamente com a segurança. Os procedimentos da biossegurança são aplicados em hospitais, laboratórios e qualquer outra organização que pode apresentar riscos á saúde e á vida, seja ela humana, animal ou ao próprio meio ambiente. (Artigo de enfermagem-Portal Educação)
Grande parte dos profissionais de saúde destacando os profissionais de enfermagem não utilizam as medidas de proteção recomendadas pelas NR32 norma reguladora dos profissionais da saúde.
Para (Moura 2010) a realização de procedimento em diversos setores com a ausência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), punção venosa sem luvas ou mascaras, óculos e vestuários adequados, incluindo reincape de agulhas, constante uso das caixas de perfuro-cortantes e contendo matérias acima do limite e exposição ás radiações por longos períodos, sendo exemplos de ações que colocam em risco a segurança da equipe e dos pacientes.
Estudar biossegurança tem como finalidade de prevenção dos riscos gerados pelos agentes químicos e físicos envolvidos em processos de saúde, onde o risco biológico se faz presente ou não. Os profissionais de saúde especialmente os enfermeiros, devem ter uma postura consciente da utilização das precauções, como forma de não se infectar ou servir de fonte de contaminação. Chaves (Princípios de Biossegurança)
Discutir biossegurança é fundamental para prevenção de riscos á vida e á saúde. Até mesmo os fatores psicológicos podem influenciar no ato da avalição dos riscos. O estresse da rotina hospitalar pode levar a falta de atenção e cuidado como uma simples troca de curativo sem o uso adequado dos equipamentos de proteção individual. Visando a melhoria do ambiente de trabalho para esses profissionais, desenvolvemos algumas atividades dentro da rotina hospitalar, que podem auxiliar na diminuição dos ricos da biossegurança:
1ª Utilização de cartazes informativos por toda unidade, principalmente na área de curativos;

Relacionados

  • Engenharia mecânica
    3474 palavras | 14 páginas
  • biosegurança
    2199 palavras | 9 páginas
  • COMO A LEGISLAÇAO HOSPITALAR AUXILIA O GESTOR HOSPITALAR
    4400 palavras | 18 páginas
  • 6 Conhecimentos Espec Ficos Farm Cia Ok
    67439 palavras | 270 páginas