Biossegurança

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
BIOSSEGURANÇA HOSPITALAR


Medidas de prevenção a contaminação
A palavra biossegurança é um neologismo que deriva de bio (vida) juntamente com segurança. Os procedimentos da biossegurança são aplicados em hospitais, laboratórios e qualquer outra organização que pode apresentar risco à saúde e à vida, seja ela humana animal ou riscos ao próprio meio ambiente. 

A biossegurança, segundoTeixeira e Valle (1996), é um “conjunto de medidas que são aplicadas na prevenção, eliminação ou diminuição de riscos relacionados às atividades de produção, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a qualidade dos trabalhos realizados ou a saúde dos animais, meio ambiente e do homem”.

Uma das formas de atuação da biossegurança, num ambientehospitalar, é através de medidas que atuam prevenindo a contaminação, que é, inclusive, uma das principais causas de acidentes dentro do âmbito hospitalar. Dentro de o ambiente hospitalar, os funcionários estão propensos a acidentar-se e até mesmo a adoecerem por causa de algumas condições de trabalho erradas, desde equipamentos/estrutura até ao contato com agentes que oferecem risco à saúde.

Umasituação que não ajuda o procedimento da biossegurança é o mau costume que alguns trabalhadores têm ao pensar que, por trabalharem por muito tempo em algum hospital, por exemplo, estão isentos dos riscos e acabam adquirindo vícios que prejudicam todo o andamento da prevenção sugerida pela biossegurança.

A biossegurança hospitalar funciona com a aplicação de medidas que podem ser simples, comoconscientizar os profissionais sobre higienização e técnicas assépticas, isso assegura o profissional, o paciente e a família do paciente. Em alguns casos, a organização de um hospital é tachada como impertinente por cobrar essas medidas, tanto dos funcionários quanto dos pacientes e/ou visitantes, mas é de extrema necessidade.
















HIGIENE OCUPACIONAL


A higieneocupacional, também conhecida como higiene do trabalho ou higiene industrial, pode ser definida como:

“A ciência e a arte devotadas à antecipação, ao reconhecimento, à avaliação e ao controle dos fatores ambientais e agentes” tensores “originados no ou do trabalho , os quais podem causar enfermidades, prejuízos à saúde e bem-estar, ou significante desconforto e ineficiência entre os trabalhadores ouentre os cidadãos da comunidade”.(American Conference of Governamental Industrial Hygienists – ACGIH)

Tem como principais objetivos:

1.    Proporcionar ambientes de trabalho salubres

2.    Proteger e promover a saúde dos trabalhadores

3.    Proteger o meio ambiente

4.    Contribuir para um desenvolvimento sócio-econômico e sustentável.

O desenvolvimento sustentável permite supriras necessidades das gerações presentes, em termos de alimentação, habitação, serviços etc., sem prejudicar a saúde dos trabalhadores, o meio ambiente (inclusive a estratosfera) e sem diminuir excessivamente os recursos naturais, de modo que as necessidades das gerações futuras possam continuar a serem supridas (GOELZER,1994)

* Fases da higiene ocupacional: 
* Antecipação de riscos

Nestafase são realizados a avaliação dos riscos potenciais e o estabelecimento das medidas preventivas antes que se inicie a utilização em escala industrial.

* Reconhecimento de risco

É realizado o levantamento detalhado de informações e de dados sobre o ambiente de trabalho com a finalidade de identificar os agentes existentes, os potenciais de risco a eles associados e qual prioridade deavaliação e controle para esse ambiente de trabalho. Para realizar esta fase é necessário conhecer: (tecnologia de produção, processos usados, fluxogramas, parâmetros de pressão, temperatura etc.), se manual ou automático.  

“Lay-out” das instalações, dimensões dos locais de trabalho, área sob a influência potencial dos contaminantes.

Inventário de matérias-primas, produtos intermediários,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!