Biossegurança

Páginas: 24 (5793 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
III
PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO

III - PLANEJAMENTO DO GERENCIAMENTO

O planejamento do gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde deve ter como ponto de partida a realidade dos municípios, no que se refere ao gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos na comunidade. As soluções pontuais, que observam apenas o ambiente interno dos estabelecimentos de saúde, devem ser evitadas,considerando a forma de disposição final a ser adotada.

Fig. 14 - Planejando o gerenciamento dos RSS

O gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil ainda é falho, possuindo grandes deficiências nos aspectos de tratamento e disposição final. Isso tem acarretado consideráveis riscos ambientais e de saúde. Pelo tamanho do problema, pode-se prever que as soluções devem ser graduais. Dessa forma, éimportante que qualquer solução de gerenciamento dos RSS procure apresentar propostas que melhorem a situação no município de forma integrada.
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

39

Mudanças de hábitos, afim de reduzir ou minimizar a geração de resíduos, têm um impacto muito positivo no gerenciamento. Assim, deve-se procurar adequar produtos, equipamentos e procedimentos,visando a não geração e a minimização da produção dos RSS. A segregação de materiais dos resíduos comuns tem como objetivo principal a reciclagem de seus componentes. Entretanto, se não houver demanda por parte da sociedade por produtos reciclados, existirá acúmulo de materiais segregados, que serão descartados como resíduos. Dessa forma, a segregação deve ser planejada de comum acordo com a coleta edisposição final do município.

Fig. 15 - Reciclagem dos resíduos comuns (Grupo D)

É importante ressaltar que em uma comunidade a coleta dos RSS é feita, geralmente, pelo mesmo responsável pela coleta dos resíduos sólidos urbanos. Esse é mais um indicativo da necessidade de integração do gerenciamento dos RSS no gerenciamento global de resíduos da comunidade. A quantidade de RSS de umacomunidade, quando comparada com a quantidade de resíduos sólidos urbanos, é relativamente pequena (estima-se em 1%). Diante disso e da carência por infra-estrutura de saneamento existente no país, tem sido prática considerar os RSS como um mero detalhe de relegada significação, conferindo-lhes um tratamento inadequado. O Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos identificou vinte e duas doençasassociadas à má disposição dos RSS, entre elas, tifo, cólera, disenteria, antraz, tracoma, hepatite B e tétano (GUÍA..., 1996). Pode se destacar também os riscos causados pelos RSS à saúde
40
Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

da população, de forma lenta, por meio da lixiviação dos elementos químicos presentes, resultando em impactos ambientais como a poluição do ar, da água e dosolo. Partindo do princípio que só uma pequena parte dos resíduos derivados da atenção à saúde necessita de cuidados especiais, uma adequada segregação diminui significativamente a quantidade de RSS contaminados, impedindo a contaminação da massa total dos resíduos gerados. O manejo adequado dos RSS pode apresentar um alto custo numa primeira fase, mas a longo prazo se torna economicamente viável,pois reduz as taxas de acidentes de trabalho e de enfermidades. Além disso, o correto gerenciamento converge na defesa de três direitos fundamentais:
?

?

?

todas as pessoas podem usufruir dos estabelecimentos de saúde sem correr o risco de contrair infecções; os trabalhadores dos estabelecimentos de saúde devem ter condições de segurança para cumprirem suas tarefas; toda a comunidade deveviver em um ambiente saudável.

A partir dessas considerações, deve-se avaliar as alternativas de:
? ?

pré-tratamento na própria unidade geradora para posterior disposição final; ou coleta diferenciada com tratamento e disposição final centralizados.

O pré-tratamento na própria unidade geradora, aí incluindo a segregação apropriada, permite que a disposição final seja feita conjuntamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!