Biossegurança

Páginas: 8 (1841 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2013
BIOSSEGURANÇA
A Biossegurança é hoje, em nosso país, tema de permanente debate no meio científico e de polêmicos artigos na mídia. Legalmente a Biossegurança está vinculada a Lei No. 8974, de 5 de janeiro de 1995 (Presidência da República - Ministério da Ciência e Tecnologia) que trata do uso das técnicas de Engenharia Genética dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM’s). O Decreto No.1.752/95, acompanhando esta Lei, cria a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que responde pela regulação, controle e fiscalização dos OGM’s em todo território nacional.
Por outro lado, existe todo um campo em aberto denominado Biossegurança Praticada que o Setor de Biossegurança Hospitalar, vinculado ao Departamento de Epidemiologia do Centro dePesquisa do Hospital Evandro Chagas, vem implementando desde o mês de junho de 1999. Seguimos a concepção da Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz que considera este tema “Um conjunto de ações voltadas para a preservação, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino e desenvolvimento tecnológico e prestação de serviço, riscos que podemcomprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”.
O variado elenco de vulnerabilidades biológicas, químicas, físicas, ergonômicas e psicossociais nos mostra que o exercício da segurança no manejo de produtos e técnicas de Biossegurança nas Unidades de Saúde são de capital importância. Somado a este fato, o conhecimento dos aspectosbiopsicossociais envolvidos nos acidentes, doenças ocupacionais, licenças e outras questões associadas ao processo, organização e condições do trabalho demandam uma abordagem interdisciplinar e a participação de uma equipe multidisciplinar no manejo destes problemas.


Biossegurança e acidente com material biológico
O trabalhador de saúde em seu ambiente de trabalho precisa sentir que há um profissional (ouuma equipe) ao seu lado para lhe dar também um suporte psicossocial, que defenda seus interesses, principalmente, quando ele mais precisar, quando estiver mais vulnerável e frágil.
A real adoção das medidas de Biossegurança assume uma importância vital para a melhoria da qualidade da assistência à saúde, criando um ambiente seguro, tanto para o profissional, quanto para o usuário dos serviços desaúde. O surgimento da AIDS coloca em relevância este fato, visto que existe uma possibilidade de contaminação profissional, mesmo que este risco seja baixo. Não só da AIDS como de outras doenças infecciosas e parasitárias.
Em janeiro de 1997, a Coordenação Municipal de DST/AIDS do Rio de Janeiro implantou o Programa de Vigilância e Prevenção a Acidente com Materiais Biológicos. A vigilância dosacidentes é realizada em parceria com a Gerência de Saúde do Trabalhador deste Município. O risco de contaminação por HIV com perfuração de agulha é de 0,3%, por hepatite B, pode chegar a 40%, dependendo da concentração do vírus no corpo do paciente, e, por hepatite C, varia de 4 a 10%. Dos acidentes notificados até hoje no Município do Rio de Janeiro não houve caso confirmado de contaminação pelovírus HIV. Os testes sorológicos são repetidos várias vezes e com freqüência o profissional passa por situações de estresse.
“Protocolos de registro, avaliação, aconselhamento, tratamento e acompanhamento de exposições ocupacionais que envolvam patógenos de transmissão sangüínea devem ser implementados nas diferentes Unidades de Saúde”.
De que forma os problemas para a saúde materializam-se nointerior do Processo de Trabalho Hospitalar? Qual a lógica da expansão e atuação dos riscos de acidente?

Prevenção e assistência ao acidente com material biológico
“A ausência de Programas de Biossegurança nas Instituições de Saúde torna-se um dos motivos de subnotificação e da falta de controle e minimização de riscos dos acidentes com material biológico”



Experiência subjetiva dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança
  • biossegurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!