Biossegurança maquiagem

Páginas: 17 (4060 palavras) Publicado: 8 de junho de 2012
1. INTRODUÇÃO
No processo básico que envolve a maquiagem, destaca-se o uso adequando de procedimentos de Biossegurança, sendo esta definida pela condição de segurança alcançada por um grupo de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos próprios as atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e ao meio ambiente (TEIXEIRA E VALLE, 1996).
A atuação profissionaldos maquiadores compreende uma variedade de técnicas e recursos a serem escolhidos. No Brasil a classificação é definida por maquiagem de embelezamento, maquiagem artística, e ainda maquiagem de caracterização. No presente trabalho, a abordagem será exemplificada na conduta de Biossegurança voltada à Maquiagem de Embelezamento.
O profissional transforma esse conceito em imagem, através doconhecimento do produto, alem de técnicas atualizadas. A seriedade e importância que o profissional dedica a esse meio ganha espaço dia-dia em diferentes classes sociais, religião e ocupações (CURRY, 2006).











2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Biossegurança, Maquiagem e seus Riscos


A preocupação com a aparência é responsável pela formação de um grande publico que procura constantemente osserviços na área da beleza. E esse mesmo, vem se tornando cada vez, mas exigente e bem informado. Surge em conseqüência disso, a necessidade de formar profissionais capacitados e especializados. Como o profissional maquiador que cada vez, mas vem se atualizando para melhor atender seus clientes, um profissional preparado, com princípios éticos, atenta a novas tendências e munido de conhecimento,como um dos mais importantes e falados hoje em dia a Biosseguraça.
A Biossegurança segundo:

Hinrichsen (2004, p4) "Consiste num conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou aqualidade dos trabalhos desenvolvidos".

Esses riscos por sua vez, podem ser eliminados ou minimizados através de conduta guiada por normas de Biossegurança, que abrangem uma serie de cuidados, incluindo limpeza do estabelecimento, desinfecção e assepsia de utensílios, uso de equipamentos de proteção individual e coletivo.
A evolução tecnológica proporcionou ao mercado rápidas inovações, sendoque este processo influenciou diretamente na reorganização das formas de atuação dos profissionais de diversas áreas, principalmente na de beleza e estética. Analisando essa evolução, os profissionais da beleza perceberam a necessidade de elaboração de um material informativo de Biossegurança especifico para área da maquiagem. A atuação do profissional maquiador dentro de condutas e normas deBiossegurança consiste em um grande diferencial no mercado e de exclusividade no segmento da maquiagem de embelezamento, associando, assim, os conceitos de beleza, maquiagem e Biosseguraça.
Costa (2002) destaca que "a Biosseguraça pode ser entendida como uma ocupação agregada a qualquer atividade que envolva saúde.
O sucesso que um maquiador resulta na sinergia de vários fatores, dentre ele a adoçãode conduta de Biossegurança. O processo que envolve essas condutas deve ser indicado através da analise dos riscos que permitem este meio, são eles: biológicos, químicos, físicos e ergonômicos (Watanabe, 2007: TEM 2008).

2.2. Riscos Biológicos
A rotina humana, especialmente na área da maquiagem, proporciona um contato diário entre seres vivos e microrganismo. Porem somente esse contato nãoindica necessariamente uma evolução patológica, mas sim um processo natural, quando devidamente equilibrado. O microrganismo são seres microscópios encontrados no ar, água, nas superfícies, no ambiente e no organismo humano, fazendo parte de diversos grupos taxonômicos (ciência que estuda os organismos vivos), como protozoários, bactérias, fungos e vírus.
O risco biológico também pode ocorrer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biossegurança na maquiagem
  • Maquiagem
  • Maquiagem
  • Maquiagem
  • Maquiagem
  • Maquiagem
  • MAQUIAGEM
  • maquiagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!