Biossegurança laboratorial

Páginas: 15 (3605 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE – CEFID
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA











BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL



























FLORIANÓPOLIS,
2012
INTRODUÇÃO



O laboratório é um ambiente extremamente hostil, por isso toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de umlaboratório apresenta riscos e estão propensas a acidentes.
Para prevenir a ocorrência de acidentes e conseqüentemente reduzir os riscos inerentes às atividades desenvolvidas em laboratório, é necessário manusear corretamente as substâncias químicas e equipamentos com os quais se vai trabalhar, a fim de evitar acidentes pessoais ou danos materiais.
Medidas de biossegurança específicasdevem ser adotadas por laboratórios e aliados a um amplo plano de educação baseado nas normas nacionais e internacionais. Neste contexto, foi desenvolvido um conjunto de medidas para a manipulação adequada de agentes biológicos, químicos, genéticos, físicos (elementos radioativos, eletricidade, equipamentos quentes ou de pressão, instrumentos de corte ou pontiagudos, vidrarias) dentre outros,chamado Biossegurança.
A Biossegurança constitui uma área de conhecimento relativamente nova, é um campo que cresce em importância e abrangência, sendo as suas normas e recomendações cada vez mais difundidas internacionalmente.
No presente trabalho, visamos elucidar a cerca da biossegurança em laboratórios, e descrever os cuidados a serem observados pelos profissionais que atuam nesseambiente.


BIOSSEGURANÇA LABORATORIAL


A biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização e eliminação de riscos nas atividades de trabalho biotecnológico, evitando os acidentes químicos, físicos, microbiológicos e ecológicos. Com a conscientização do profissional da saúde visa proteger a comunidade, o ambiente e os experimentos.
Segundo a ANVISA (2005), ogrande problema não está nas tecnologias disponíveis para eliminar e minimizar os riscos e, sim, no comportamento dos profissionais. A biossegurança não está apenas relacionada a sistemas modernos de esterilização do ar de um laboratório ou câmaras de desinfecção das roupas de segurança. Um profissional de saúde que não lava as mãos com a freqüência adequada ou o lixo hospitalar descartado demaneira errada são práticas do dia-a-dia que também trazem riscos. Por isso a adoção de normas de biossegurança em laboratórios clínicos é condição fundamental para a segurança dos trabalhadores, qualquer que seja área de atuação, pois os riscos estão sempre presentes.
Os profissionais devem ser conscientizados sobre os riscos potenciais, e treinados a estarem aptos para exercerem as técnicase práticas necessárias para o manuseio seguro dos materiais e fluidos biológicos.
A equipe, as práticas de segurança e as técnicas laboratoriais deverão ser complementadas com um projeto apropriado das instalações e das características da arquitetura, do equipamento de segurança e das práticas de gerenciamento.



Equipamentos de Segurança: Barreiras primárias

As barreirasprimárias de segurança incluem os equipamentos pessoais e coletivos, recipientes adequados e outros controles da engenharia de segurança projetados para remover ou minimizar exposições aos materiais biológicos perigosos.
Os equipamentos de proteção individuais e coletivos são considerados elementos de contenção primária ou barreiras primárias. Estes equipamentos podem reduzir ou eliminar aexposição da equipe do laboratório, de outras pessoas e do meio ambiente aos agentes potencialmente perigosos.
Em alguns casos nos quais se torna impossível trabalhar em cabines de segurança biológica, o equipamento de proteção individual acaba por formar a barreira primária entre os trabalhadores e os materiais infecciosos.

Equipamentos de proteção individual – EPI

Os EPI são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biossegurança laboratorial
  • biossegurança laboratorial
  • Biossegurança e equipamentos/vidrarias laboratoriais
  • laboratorial
  • laboratorial
  • biossegurança
  • Biossegurança
  • Biossegurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!