Biosfera

Páginas: 9 (2157 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Biosfera
A biosfera refere-se à região do planeta ocupada pelos seres vivos. É possível encontrar vida em todas as regiões do planeta, por mais quente ou frio que elas sejam.
O conceito de biosfera foi criado por analogia a outros conceitos empregados para designar parte de nosso planeta. De modo qual, podemos dizer que os limites da biosfera se estendem desde as altas montanhas até asprofundezas das fossas abissais marinhas.
O aparecimento da espécie humana na Terra dada uns 100 mil anos, e a grande expansão das populações humanas aconteceram durante o último milênio. A presença humana tem interferido profundamente no mundo natural.
É necessário preservar as harmonias da biosfera, se nós não nos conscientizarmos que as espécies de seres vivos, inclusive a humana mantém váriasinter-relações e que a influência no mundo pode criar vários desequilíbrios.
Organização do mundo vivo:Podemos dividir o mundo vivo em estratos para um melhor entendimento da gradação da complexidade e por isto existem níveis de organização segundo os quais podemos entender o mundo vivo. Partindo do mais simples ao mais complexos teremos:


Ecossistemas
Conjunto formado por uma biocenose oucomunidade biótica (grupo de diversos tipos de seres vivos) e fatores abióticos que interatuam, originando uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas. Em termos funcionais, é a unidade básica da Ecologia, incluindo comunidades bióticas e meio abiótico influenciando-se mutuamente, de modo a atingir um equilíbrio. O termo "ecossistema" é, pois, mais geral do que "biocenose", referindo ainteração dos fatores que atuam sobre esta e de que ela depende.
Componentes básicos de um ecossistema
Os organismos vivos e o seu ambiente inerte (abiótico) estão inseparavelmente ligados e interagem entre si. Qualquer unidade que inclua a totalidade dos organismos (isto é, a "comunidade") de uma área determinada interagindo com o ambiente físico por forma a que uma corrente de energia conduza auma estrutura trófica, a uma diversidade biótica e a ciclos de materiais (isto é, troca de materiais entre as partes vivas e não vivas) claramente definidos dentro do sistema é um sistema ecológico ou ecossistema. Do ponto de vista trófico (de trophe = alimento), um ecossistema tem dois componentes (que como regra costumam estar separados no espaço e no tempo), um componente autotrófico(autotrófico = que se alimenta a si mesmo), no qual predomina a fixação da energia da luz, a utilização de substâncias inorgânicas simples e a elaboração de substâncias complexas, e um componente heterotrófico (heterotrófico = que é alimentado por outro), no qual predominam o uso, a nova preparação e a decomposição de materiais complexos.
Os ecossistemas são formados pela união de dois fatores:
Fatoresabióticos: O conjunto de todos os fatores físicos que podem incidir sobre as comunidades de uma certa região (luz, temperatura, umidade etc.)

Fatores bióticos:Conjunto de todos os seres vivos e que interagem certa região e que poderão ser chamados de biocenose, comunidade ou de biota.
Exemplo: chamava-se de micro flora, flora autóctone ou ainda fora normal todo o conjunto de bactérias e seres, oscorpos que viviam no interior do corpo humano ou sobre a pele. Hoje o termo melhor usado em consonância com os termos ecológicos seria microbiota normal.
Dimensão (tamanho):
É muito variável a dimensão de um ecossistema. Tanto é um ecossistema uma floresta de coníferas, como um tronco de árvore apodrecido em que sobrevivem diversas populações de seres minúsculos. Assim como é possível associartodos os ecossistemas existentes num só, muito maior, que é a ecosfera, é igualmente possível delimitar em cada um, outros menores, por vezes ocupando áreas tão reduzidas que recebem o nome de microecossistemas.
Constituintes e Funcionamento
Segundo a sua situação geográfica, os principais ecossistemas são classificados em terrestres e aquáticos. Em qualquer dos casos, são quatro os seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biosfera
  • biosfera
  • A Biosfera
  • BIOSFERA
  • Biosfera
  • Biosfera
  • biosfera
  • Biosfera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!