biosegurança

Páginas: 9 (2199 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A Biossegurança é a ciência que estuda o manuseio de substâncias biológicas, avaliando todas as condições necessárias para a atividade de enfermagem.
O profissional que trabalha em ambiente hospitalar, no caso os profissionais de Enfermagem, correm riscos extremos de contaminação, através de acidentes no trabalho, de manuseio de materiais perfuro-cortantes, de contato comsecreção e eliminação em pacientes infectados, o que traz a necessidade que medidas de proteção sejam tomadas e que os trabalhadores da área de enfermagem sejam orientados para utilizar os EPI.
Saúde Ocupacional e medidas de segurança que são as medidas adotadas por uma instituição, que visam minimizar os acidentes que ocorrem no trabalho ,para isso os profissionais de enfermagem devemestar atentos não fazer o uso de drogas que afetem o raciocínio, autocontrole e comportamento.
As medidas de Biossegurança existem como meio de prevenção da contaminação, no qual grande parte dos acidentes acontece pelo uso inadequado e ineficaz das normas propostas, dando origem assim a procedimentos que apresentam riscos (CARVALHO et al, 2009; VALLE et al, 2008). Muitos trabalhadoresna área de enfermagem tem todo o tipo de material disponível para uso mais por obra de achar que nada vai acontecer ou por vicio de trabalho acaba não fazendo uso do mesmo.
Os trabalhadores podem acidentar-se ou adoecerem, segundo Rezende (2003), por causa das condições de trabalho e sua intensidade de contato com os agentes que irão propiciar o risco, visto que, constantemente ingressamno mercado de trabalho sem terem conhecimento dos cuidados necessários para evitar a exposição aos riscos e da rotina do serviço, permanecendo sem treinamento, após a admissão, sobre os fatores de risco presentes. Ou por já trabalharem por muitos anos acabam adquirindo vícios profissionais, ou achando que nada de errado acontecerá.
De acordo com Valle et al., (2008) torna-senecessário a conscientização dos profissionais de enfermagem visando à realização de procedimentos e técnicas assépticas para garantir segurança não apenas ao profissional, mas também a do paciente e seus familiares. Conforme Gir et al., (2004) as medidas de proteção recomendadas não tem sido aderidas pelos profissionais de enfermagem, apesar da potencialização dos riscos de exposição.
Os fatosesses que tem despertado meu interesse desde as primeiras atividades práticas, tanto no âmbito hospitalar, quanto da atenção básica, pois, tenho observado a realização de procedimentos, em diversos setores, com ausência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), punção venosa sem luvas ou o não uso de máscaras, óculos e vestuário adequado, incluindo reincape de agulhas, constante uso das caixasde perfuro - cortantes contendo matérias acima do limite e exposições as radiações por longos períodos, sendo alguns exemplos de ações que colocam em risco a segurança da equipe e dos pacientes.
Segundo a Portaria Ministério do Trabalho ,MT no. 3214, de 08/06/78, existem os riscos : Acidentes: Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar suaintegridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.; Ergonômicos: Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: olevantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.; Físicos: Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.; Químicos: Consideram-se agentes de risco químico as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biosegurança
  • biosegurança
  • Biosegurança
  • Biosegurança
  • biosegurança
  • Biosegurança
  • biosegurança
  • bioseguranca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!