Biorremediação utlizando a biopilha

2133 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO
O petróleo é um importante recurso natural utilizado como fonte de energia, porém causa diversas contaminações durante a sua exploração, produção e tratamento. O mesmo é constituído de uma combinação complexa de hidrocarbonetos em sua maioria alifáticos, acíclicos e aromáticos. O petróleo transformou-se em algo fundamental ao desenvolvimento da sociedade, mas ao longo do seu processamento, a indústria petrolífera tem o potencial de degradar o meio ambiente em diferentes níveis como o solo, água, ar, chegando a atingir todos os seres vivos, tais poluições causadas principalmente por acidentes em que o material é derramado (ANDRADE, 2010).
Diante de tais acontecimentos e a preocupação com o meio ambiente, os frequentes derramamentos de petróleo e seus derivados registrados em solos brasileiros vêm motivando o desenvolvimento de novas técnicas que visam, principalmente, a descontaminação dessas matrizes para a redução de seus efeitos sobre o ecossistema (ANDRADE, 2010).
A biorremediação consiste em uma técnica no uso de microrganismos como fungos, bactérias e leveduras que são utilizadas para degradar a contaminação orgânica presente no solo contaminado, tais substâncias são transformadas em compostos com pouca ou nenhuma toxidade (BISOGNIN, 2012). Esta tecnologia pode ser utilizada tanto in-situ, onde a biorremediação é realizada no próprio local contaminado, quanto ex-situ, o material é retirado do local de origem e encaminhado para outro departamento para a devida realização do processo. Esta tecnologia possui baixo custo com relação a outras técnicas utilizadas, revela-se como uma técnica eficiente e promissora para a recuperação de áreas contaminadas (TONINI; REZENDE; GRATIVOL, 2010).
A tecnologia de biopilhas esta relacionada com a construção de células ou pilhas de solos contaminados buscando estimular a atividade microbiana aeróbica dentro das pilhas por meio da aeração e adição de minerais, umidade e nutrientes, a mesma se encontra dentre

Relacionados