Biorremediação utlizando a biopilha

Páginas: 9 (2133 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
1 INTRODUÇÃO
O petróleo é um importante recurso natural utilizado como fonte de energia, porém causa diversas contaminações durante a sua exploração, produção e tratamento. O mesmo é constituído de uma combinação complexa de hidrocarbonetos em sua maioria alifáticos, acíclicos e aromáticos. O petróleo transformou-se em algo fundamental ao desenvolvimento da sociedade, mas ao longo do seuprocessamento, a indústria petrolífera tem o potencial de degradar o meio ambiente em diferentes níveis como o solo, água, ar, chegando a atingir todos os seres vivos, tais poluições causadas principalmente por acidentes em que o material é derramado (ANDRADE, 2010).
Diante de tais acontecimentos e a preocupação com o meio ambiente, os frequentes derramamentos de petróleo e seus derivados registradosem solos brasileiros vêm motivando o desenvolvimento de novas técnicas que visam, principalmente, a descontaminação dessas matrizes para a redução de seus efeitos sobre o ecossistema (ANDRADE, 2010).
A biorremediação consiste em uma técnica no uso de microrganismos como fungos, bactérias e leveduras que são utilizadas para degradar a contaminação orgânica presente no solo contaminado, taissubstâncias são transformadas em compostos com pouca ou nenhuma toxidade (BISOGNIN, 2012). Esta tecnologia pode ser utilizada tanto in-situ, onde a biorremediação é realizada no próprio local contaminado, quanto ex-situ, o material é retirado do local de origem e encaminhado para outro departamento para a devida realização do processo. Esta tecnologia possui baixo custo com relação a outras técnicasutilizadas, revela-se como uma técnica eficiente e promissora para a recuperação de áreas contaminadas (TONINI; REZENDE; GRATIVOL, 2010).
A tecnologia de biopilhas esta relacionada com a construção de células ou pilhas de solos contaminados buscando estimular a atividade microbiana aeróbica dentro das pilhas por meio da aeração e adição de minerais, umidade e nutrientes, a mesma se encontra dentre astécnicas ex-situ (ALVES, 2005). Segundo Seabra (2005), os parâmetros com temperatura, umidade, ph e oxigênio podem ser controlados para estimular a atividade metabólica dos microrganismos.
A biopilha é composta por uma base impermeável, para diminuir os potenciais de migração dos lixiviados. Durante o processo torna-se necessário a instalação de dutos perfurados na base da pilha que devem estardevidamente conectados a um compressor, cujo objetivo principal é garantir uma boa aeração do composto (SEABRA, 2005).
Desta forma observa-se a necessidade de uma maior atenção voltada para a recuperação dos solos contaminados visando diminuir ou eliminar tais contaminantes. Nesse sentido a referente pesquisa irá abordar a técnica da biorremediação utilizando biopilha como meio de recuperaçãode solos contaminados por hidrocarbonetos oriundos da indústria do petróleo.
2 JUSTIFICATIVA
Atualmente, o que tem se notado nas duas últimas décadas é que diversa forma de emissões de resíduos tóxicos ao meio ambiente vem crescendo em escala preocupante, tais contaminantes como lixões e esgotos que poluem o solo e a água, desastres com vazamentos de petróleo tanto em terra quanto em mares,essas e outras atividades que estão ligadas à produtividade e ao desenvolvimento humano (WEBER; SANTOS, 2013).
O Brasil está prestes a se tornar o produtor de petróleo que mais cresce fora do Oriente Médio. Em um dos cenários, a produção total de óleo no País atinge 4 milhões de barris por dia em 2020 e continua a subir, alcançando 5,7 milhões de em 2035. O mercado interno brasileiro foi responsávelem 2012 por cerca de 70% do volume total de nossas vendas (PETROBRAS, 2012).
Para suprir as necessidades do aumento populacional do planeta, a atividade industrial apresentou crescimento bastante alto, trazendo consigo inúmeros problemas de poluição ambiental. Em virtude do seu potencial de aplicação no mercado, os combustíveis derivados do petróleo passaram cada vez mais a serem utilizados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biorremediação
  • Biopilhas
  • Biorremediação
  • biorremediação
  • Biorremediação
  • Biorremediação
  • Biorremediação
  • Biorremediação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!