BIORREMEDIAÇÃO

1287 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO

A biorremediação ou então Biotecnologia do Controle da Poluição é o processo no qual os organismos vivos, como plantas ou então microrganismos, são utilizados para remover ou reduzir as concentrações de poluentes no ambiente aonde estes são encontrados.
Atualmente este método de remover concentrações de poluentes tem sido recomendado pela comunidade científica, devido ao fato de não causar poluição secundária, ou causar menos. São métodos que podem ser implantados em águas superficiais e subterrâneas, solos e efluentes industriais. Muitos países vem adotando este sistemas, sendo gastos milhões de dólares. Os Estados Unidos e os países da Europa são os que mais investem nesta tecnologia.
Os fatores que poderão influenciar na biodegradação, serão fatores físicos e químicos no qual vão depender da composição da matriz do ambiente (pH, salidade, potencial oxirredução, etc), fatores extrínsicos (temperatura, umidade) e fatores relacionados ao poluente (estrutura química, presença de outros compostos, biodisponibilidade). Cada processo de Biorremedição é particular e quase sempre necessita de adequação e otimização específica para a aplicação em diferentes locais afetados, requerendo sempre uma análise integrada de parâmetros físicos, químicos e biológicos.

Os principais processos ou abordagens da biorremediação é através do uso de enzimas comerciais, uso de misturas de microrganismos (bioaumentação), uso de microrganismos imobilizados, DNA recombinante e remoção microbiológicas de metais.
Para a implementação de um processo de biorremediação devemos levar em conta primeiramente:
1. avaliação da natureza do composto
2. caracterização da contaminação
3. Planejamento do tipo de biorremediação
4. decisão por biorremediação in situ ou ex situ

Aplicações de técnicas de Remediação In-situ :

• Remediação da zona saturada (lençol freático) e não saturada;
• Inviabilidade de escavação (edificações, tubulações, transito,
produção,

Relacionados