Biorreatores

Páginas: 7 (1597 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
Biorreatores com membranas promovem tratamento de efluentes tipo sanitário e industrial.
por Tiago Dias’

A atual situação e a possibilidade de escassez dos recursos hídricos apontam para a necessidade do uso de tecnologias voltadas para o tratamento da água. É através desses novos adventos que se obtém, também, efluentes tratados que atendem não só aos padrões mundiais para que a águaretorne aos copos d’água, mas também para seu reúso. Com toda a posição de racionamento desse bem natural, o custo tende a ficar cada vez mais elevado, conforme previsto em lei. Por conta disso, o mercado de água de reúso tem um futuro promissor e representa um potencial a ser explorado, tanto na agricultura quanto em empresas, onde a demanda de água não potável é grande.
Neste contexto, surgiram osbiorreatores com membranas, o MBR (a sigla significa Membrane Bio Reactor). “Isso quer dizer que não se trata de uma ultrafiltração direta e sim de um sistema biológico completo em que as membranas de ultrafiltração fazem parte integrante do processo de digestão de matéria orgânica”, comenta Eng. Eduardo Pacheco, gerente comercial da GE Water & Process Technologies.
Segundo o Eng. José Corrêa doCarmo Junior, Técnico Comercial da Centroprojekt do Brasil, combinando os benefícios da degradação biológica às vantagens dos processos de separação por membranas, o MBR funciona como um filtro que deixa passar através dela somente água, alguns íons e moléculas de baixo peso molecular, barrando os sólidos e bactérias. “Mas para a água estar tratada, depende do tratamento feito dentro do reatorantes da ultrafiltração das membranas”, explica o engenheiro.
O MBR pode ser utilizado para efluentes tipo sanitários e industriais, mas com algumas restrições e limites quanto a tipos de solventes, gorduras e cálcio, por exemplo. Só a partir de uma pesquisa minuciosa junto aos clientes, seus hábitos, práticas e o tipo de água final necessária, poderão traçar quais características o sistema precisater.
“Por ser um tratamento biológico, os efluentes devem ser biodegradáveis. Com relação à carga biológica, podemos tratar efluentes com baixa carga, como os esgotos sanitários, e também efluentes de alta carga, como de cervejarias ou indústrias alimentícias”, explica Pacheco.
O Mercado de MBR
Hoje, o mercado de MBR está aquecido em diversas partes do mundo. Já no Brasil, as empresasespecializadas nestes projetos ainda focam apenas em “cases” que buscam sistemas de qualidade de resíduos ou resíduos zero. “No momento, com exceção da Petrobras e agora da SANASA (de Campinas), as ETE com estes sistemas são pequenas. Mas estamos apenas no começo, e conforme os custos da tecnologia diminuirem por conta da expansão de consumo, maior será este mercado”, diz Eng. José Corrêa.
Segundo Pacheco,são inúmeros os casos de sucesso, inclusive para esgotos domésticos e indústrias grandes. “A Petrobras está instalando o maior MBR do Brasil na refinaria REVAP, de São José dos Campos, que deve iniciar suas operações em maio de 2009. O mercado de sistemas MBR cresce de forma exponencial no mundo todo, seja pelas qualidades dos efluentes tratados, pela redução de área ocupada ou pelo elevado graude automatização e, cada vez mais, também pelo preço”, explica. 
Nos últimos anos houve uma grande evolução não só no número de estações que utilizam MBR, como também na capacidade destas estações.

Funcionamento 
Esta tecnologia é geralmente empregada com o módulo de membranas acoplado a um reator biológico aeróbio. O processo de tratamento é quase o mesmo que ocorre num sistema de lodosativados convencional. Pacheco cita algumas diferenças. 
“O volume do tanque de aeração é muito menor, já que trabalhamos com concentrações de sólidos suspensos quatro vezes maiores. Conseqüentemente, a área total ocupada é muito menor, ainda mais por não termos decantadores, e sim tanques de membranas de ultrafiltração, que são infinitamente menores”. 
O funcionamento do sistema MBR varia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biorreatores
  • Biorreatores
  • Biorreator
  • Biorreatores
  • Biorreatores
  • biorreatores
  • biorreator tubular
  • Biorreator encamisado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!