BioquimiCap Introdu O Tipos

395 palavras 2 páginas
-Introdução

Os agrotóxicos fazem parte do cultivo agrícola de muitos países com o objetivo de eliminar pragas que infestam as plantações. Porém, quando esses compostos são usados em excesso podem causar sérios problemas de intoxicação no organismo humano. O Ministério da Saúde adverte que os agrotóxicos estão em segundo lugar como os maiores causadores de intoxicação no Brasil.
Para se ter uma ideia existe cerca de 200 tipos de agrotóxicos diferentes e o Brasil é um dos principais consumidores. Aliás, muitos desses compostos são proibidos em outros países, mas no Brasil são utilizados em larga escala sem uma preocupação em relação aos males que podem causar.
Os princípios ativos dos agrotóxicos podem ser altamente tóxicos e assim causar alterações no sistema nervoso central além de gerar mutações genéticas de graus elevados e que podem ter como consequência neoplasias.Dentre os defensivos agrícolas, os agrotóxicos, mais nocivos para o organismo estão os inseticidas, herbicidas e rodenticidas.

- Herbicidas
Herbicida é um produto químico utilizado na agricultura para o controle de ervas classificadas como daninhas, aquelas que , muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente na agricultura.Todos os herbicidas são tóxicos para os seres humanos em alguma medida. Existem também herbicidas naturais.
Os herbicidas constituem um tipo de pesticida. As vantagens da utilização deste produto é a rapidez de ação, custo reduzido, efeito residual e não revolvimento do solo. Os problemas decorrentes da utilização de herbicidas são a contaminação ambiental e o surgimento de ervas resistentes.
O Glifosato é o mais famoso( utilizado) herbicida atualmente; O glifosato é um aminofosfonato análogo ao aminoácido natural glicina, que portanto ocupa o lugar desta na síntese protéica. Seu nome é uma contração de glicina + fosfato.
Segundo a Monsanto, o glifosato liga-se fortemente ao solo, portanto

Relacionados