bioquimica

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014








ESTUDOS DAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS E FISICO-QUÍMICAS DA ÁGUA






Componentes: Dhessica Soares Bueno Reckel,
Franciele Sperandio Gujansky,
Jeniffer Maria Schiffler,
Sebastiana Krauser






Santa Teresa
2014
1. Introdução
Analisando o conteúdo das aulas práticas dos dias 12 e 19 de agosto sobre estudos das propriedades coligativas físico-químico da água.Às vezes a água parece desfiar as leis da física, mantendo-se unida apesar das tentativas da gravidade ou mesmo da pressão de objetos pesados. Este é o poder da tensão superficial, uma propriedade que faz com que a camada externa de um corpo de água aja como uma membrana flexível. A tensão superficial surge porque as moléculas de água se vinculam frouxamente umas com as outras.


2. ObjetivoMostrar as reações que acontece quando misturamos algo, entre a reagente água, óleo e detergente. Também mostra a tensão superficial que certos materiais têm com determinado reagente, por exemplo, a água com o clipe.

















3. Material e reagentes
Béquer
Clipe
Detergente
Palito de fósforo
Gelo com corante alimentício
Água
Óleo
Pincel
Papel
RecipienteBéquer
Gelo com corante alimentício
Água
Óleo
Álcool etílico
Álcool
Glicerina
Tubo de ensaio
Pepeta graduada e volumétrica
Pisseta
Bastão de vidro
a. Métodos e resultado

Em um recipiente com água, utilizamos um clipe em espécie de pá, em um recipiente com água pegamos o clipe em forma de pá junto com outro clipe e colocamos dentro do recipiente notamos que o clipe não afundoulembramos que o clipe e de metal no caso mais denso que a água e, portanto deveria afundar o que causa isso e a tensão superficial que está impedindo que o clipe quebre a superfície da água. Logo em seguida colocamos um único pingo de detergente e aquele clipe que antes boiava agora afundou porque já não existe mais aquela tensão superficial que existia, a molécula anfifílica (detergente) é umtenso ativo.

Com o mesmo recipiente limpo foi feito agora com o palito de fósforo e o resultado foi que ao adicionar o detergente os pedaços de palito se dispersarão no recipiente uma para cada lado porque quebrou a tensão superficial.

Enchemos o béquer com água e algumas gotas de óleo ao despejar o óleo formaram-se farias gotas dispersas, logo em seguidas mesmas se uniram, formando-se uma sógota com o efeito hidrofóbico blindando as moléculas. Adicionamos detergente no recipiente e o mesmo destrói as moléculas de óleo, ocupando espaços vazios.

Colocaram-se um palito num recipiente de água, ele vai ficar sempre na lateral, sempre na extremidade, ao encher o recipiente completo de água o palito vai para o centro. Isso ocorre por causa das forças coesiva nada mais é do que as forças dorecipiente puxando ela para fora ficando numa forma esférica por causa da coesão.

Homogêneo: nesta parte utilizamos o gelo colorido de anilina com água e óleo,
Em um béquer colocamos o óleo e uma pedra de gelo, o gelo vai se diluindo formando bolha que vão até o fundo do béquer em forma de esfera e o gelo logo também foi pro fundo sem se derreter completamente. Mas isso só ocorreu por causado corante se não as bolhas teriam ido para cima. Em outro béquer somente com água também colocamos uma pedra de gelo com anilina já este se diluiu por completo se concentrou sem forma nenhuma bolha tornando a água que era transparente se tornar azul por causa do corante que continha no gelo que foi colocado no recipiente.

Ao colocar o pincel na água, tende a dispersar as cerdas do pincel (abre), logo retirando da água ele volta ao seu normal.

O papel na água, o papel e poroso, porem a água vai se envolvendo no papel todo. A água tem pequenas partículas de moléculas uma junta a outra quando molhamos o papel as partículas vão se dilatando os poros da água fazendo com que ela suba pelo pape.


b. Métodos e resultado

Estudo da capilaridade 2ª aula pratica
Neste estudo se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquímica
  • Bioquímica
  • Bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!