bioquimica

Páginas: 4 (809 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO – FAESF
CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
COMPONENTE CURRICULAR: BIOQUIMICA
DOCENTE: RONDENELLY





Reconhecimento de aminoácidosFLORIANO – PI
SETEMBRO 2014
Introdução
Entre os possíveis aminoácidos, somente 20 são normalmente encontrados em proteínas. A estrutura geral dos aminoácidos envolve um grupo amina e umgrupo carboxila, ambos ligados ao carbono alfa (o primeiro depois do grupo carboxila). O Carbono alfa também é ligado a um hidrogênio e a uma cadeia lateral, que é representada pela letra R. o grupoR determina a identidade de um aminoácido específico. (CAMPBELL – 2000)
Os aminoácidos constituintes pelo aquecimento em a 100°C por 24 horas. A identidade do aminoácido é revelada por seu volume deeluição, que é o volume do tampão usado para removê-lo da coluna, e sua quantidade determinada pela reação de ninhidrina. Os aminoácidos tratados desde modo dão uma cor azul intensa, exceto quanto aprolina, que dá uma cor amarela porque contém uma amina secundária. A concentração de um aminoácido, após aquecimento com ninhidrina, é proporcional à absorbância óptica da solução. (BERG – 2004)
EssaPrática laboratorial teve como objetivo o reconhecimento de aminoácido durante uma experiência com amostras em tubos de ensaio para observar a formação de um complexo colorido (violeta ou púrpura)que demostrou a presença de aminoácidos nas diferentes amostras.















Materiais e Métodos
Na aula prática utilizou-se o forno para banho-maria das amostras, uma pipeta, umasubstância utilizada como indicador (Ninidrina), uma grade de ferro para apoiar os tubos de ensaio e 7 tubos de ensaio para as substâncias seguintes:
1 – Água;
2 – Glicina 1ml;
3 – Prolina 1ml;
4– Leucina 1ml;
5 - Aspartame 1ml;
6 – Lisina 1ml;
7 – Leite 1ml.
















Resultados e Discussões
A aula prática foi realizada de forma que foi possível identificar e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquímica
  • Bioquímica
  • Bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!