Bioquimica exercio respondido

676 palavras 3 páginas
1-O QUE SÃO CARBOIDRATOS E QUAIS SÃO OS TIPOS DE CARBOIDRATOS EXISTENTES?
Carboidrato é um macronutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Este macronutriente quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose e fornecer energia para as célula De acordo com a quantidade de átomos de carbono em suas moléculas, os carboidratos podem ser divididos em:
Monossacarídeos:Apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura: glicose, frutose e galactose
Dissacarídeos:Resultado da ligação entre dois monossacarídeos:sacarose, maltose e lactose
Polissacarídeos:Moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Alguns apresentam em sua fórmula átomos de nitrogênio e enxofre:amido e celulose.

2- QUAL A IMPORTANCIA DO GLICOGENIO PARA O METABOLISMO HUMANO E ONDE PODEMOS ENCONTRA -LO?
O glicogênio é um polissacarídio formado por milhares de unidades de glicose e, como todo polissacarídeo, não apresenta sabor adocicado. Dessa forma, o glicogênio é uma macromolécula que quimicamente é considerada como um polímero formado pela associação de monômeros de glicose.
O principal órgão de armazenamento concentrado de glicogênio é o fígado, no qual esta substância representa aproximadamente 10% de seu peso. Outro local onde podemos encontrá-lo é nos músculos estriados esqueléticos, representando importante elemento de suporte energético.
3- EXPLIQUE TODO PRECESSO DE DIGESTAO E ABSORÇAO DOS CARBOIDRATOS.
O início da digestão dos carboidratos acontece na boca. A enzima ptialina, também chamada de amilase salivar, é secretada pelas glândulas salivares. Esta enzima quebra as ligações alfa-1→4 entre as moléculas de glicose do amido e as hidrolisa até maltose e oligossacarídeos. Como o alimento passa pouco tempo na boca, este processo é incompleto, pois a amilase não consegue quebrar as ligações alfa 1→6 que existem entre as moléculas de glicose.
A amilase salivar continua atuando até chegar no estômago, onde sua ação é inibidapelo pH

Relacionados