Bioqu Mica Oligossacar Deos Prebi Ticos

307 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.

EDUARDA CRISTINA SILVA
GABRIELA MARTINS GOMES DE SOUZA
MÁRIO FILIPE DE ALMEIDA LIMA

OLIGOSSACARÍDEOS PREBIÓTICOS

PAU DOS FERROS-RN
MARÇO DE 2015
O que são oligossacarídeos prebióticos?
É pertencente à classe dos carboidratos, a primeira fonte de energia, são solúveis, porém não são digeríveis. Entretanto tem como função principal atuar beneficamente em seu hospedeiro (sistema digestório grosso) facilitando assim uma melhor atividade de crescimento de bactérias que são benéficas para o Cólon, que é a parte mais longa do intestino grosso. Os prebióticos podem ser geralmente obtidos na forma natural em sementes e raízes de alguns vegetais como cebola, alho, aspargo, grãos de soja, centeio e outros. Além disso, podem ser obtidos de outras formas como: o cozimento, ações enzimáticas ou alcoólicas e por produções sintéticas de polimerização. A alimentação é um dos fatores primordial, mais importante para manter o equilíbrio da flora intestinal, para isso é sem dúvidas necessário ingerirmos alimentos, os quais sejam ricos nesse tipo de carboidrato, pois o prebióticos devido que estes tem grande contribuição na absorção dos nutrientes os quais ingerimos diariamente
Possuem funções essenciais como, por exemplo: estimular bactérias benéficas a crescer ou tornarem-se mais ativas no hospedeiro, alterar a flora intestinal de maneira favorável ao melhor funcionamento do intestino grosso, atuam também reduzindo pH através da quantidade de ácidos orgânicos, atuam bloqueando sítio ( lugar) para o desenvolvimento de bactérias patogênicas que são aquelas que podem causar doenças ao indivíduo,diminuir riscos de manifestações alérgicas dentre outras funções de suma importância.
São os oligossacarídeos um dos mais importantes nutrientes do leite materno, estimulando o crescimento de bactérias benéficas no intestino, como as bifidobactérias e lactobacilos, reforçando o sistema imunológico.

Relacionados