Bioquímico

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
2.4.1. FLUXO DE ENERGIA

Uma das características mais marcantes dos ecossistemas é que os organismos que os compõem podem ser agrupados de acordo com seus hábitos alimentares. Nesse caso, cadagrupo em particular constitui aquilo que costuma se denominar nível trófico. De acordo com essa definição, o nível trófico nada mais é que o lugar onde cada grupo de organismos ocupa em um determinadoecossistema. A seqüência dos níveis tróficos representa o caminho que tanto a energia como a matéria percorre em um ecossistema.

A fonte de energia que mantém qualquer ecossistema é o Sol. Assim, aenergia luminosa proveniente do Sol é captada e metabolizada pelos produtores, que na sua maioria são seres fotossintetizantes, portanto autótrofos. Incluem-se nesse grupo os vegetais clorofilados e osorganismos quimiossintetizantes (algumas bactérias). Posteriormente, os herbívoros, ao se alimentarem dos produtores, obtêm parte dessa energia e, assim sucessivamente, a energia vai passando de níveltrófico até a sua chegada aos organismos que estão no topo da cadeia alimentar.



Do total de energia armazenada pelo autótrofo na matéria orgânica produzida pela fotossíntese, parte é consumidapor ele mesmo na respiração, o que lhe mantém vivo. Portanto só é passado para o nível trófico seguinte aquilo que o produtor não consumiu, e desse, uma parte é eliminada pelos excrementos e umaparcela considerável da energia do alimento é consumida como forma de energia de movimento. As sobras são incorporadas aos tecidos permanecendo à disposição do nível trófico seguinte. Assim, a cada níveltrófico, vai ocorrendo uma perda de energia, principalmente na forma de calor, forma essa que os seres vivos não tem condições de reaproveitar. Portanto, a energia flui de um nível trófico a outro sepossibilidade de retrocesso, numa única direção; daí vem a denominação de que o fluxo de energia é unidirecional.

O esquema a seguir ilustra o que foi dito. Os raios solares, assim que chegam às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioquímicos
  • Ciclos bioquimicos
  • Ciclos bioquimicos
  • exames bioquimicos
  • teste bioquimicos
  • farmacêutico bioquímico
  • vidracarias de bioquimico
  • Argumentos Bioquímicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!