Bioquímica

Páginas: 37 (9057 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Introdução ao metabolismo
1- Descreva como um processo exergônico pode promover um processo endergônico.
Reações exergônicas liberam energia pelos processos de respiração celular e de catabolismo. Esta energia é convertida de ADP e fosfato inorgânico para ATP. Posteriormente, há a hidrólise da molécula de ATP para ADP e fosfato inorgânico, e através do transporte, movimento e anabolismo, areação endergônica requer energia.
2- Qual a função metabólica das coenzimas reduzidas (NADH e FADH2)?
As coenzimas reduzidas (NADH e FADH2) reduzem uma molécula de gás oxigênio a 2 moléculas de água, ao fim do ciclo do ácido cítrico, segundo a reação:
4H+ + 4e- + O2 → 2 H2O

Esta reação altamente exotérmica é realizada em diversas etapas, de forma a maximizar a conservação de energialiberada. São bombeados 6H+ por cada NADH oxidado e 4H+ por cada FADH2 oxidado.
3- Defina Metabolismo, Anabolismo e Catabolismo.
Metabolismo: do grego “metabole”, que significa “mudança, troca”, é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese e degradação (ou decomposição) das células.
Anabolismo: são reações químicas construtivas, ou seja,produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Por exemplo, a síntese de proteínas no tecido muscular a partir de aminoácidos.
Catabolismo: são as reações químicas destrutivas, ou seja, há uma quebra de substâncias. Exemplo: a quebra da molécula de glicose que é transformada em energia e água.

4- Qual o objetivo da respiração celular e quais as fontes de energia utilizadas?
O objetivo darespiração celular é converter energia contida em compostos orgânicos em ATP, para este fornecer energia para a célula. Fontes de energia: Carboidratos, lipídios e proteínas.
5- Explicar onde ocorre e quais são os três estágios da respiração celular.
Estágio 1: ACETIL-COA. A oxidação dos ácidos graxos, glicose e alguns aminoácidos. Ocorre no interior das mitocôndrias.
Estágio 2: CICLO DO ÁCIDOCITRICO. A oxidação dos grupos acetil por meio do ciclo do ácido cítrico inclui quatro passos que retiram elétrons. Ocorre no interior das mitocôndrias.
Estágio 3: FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA. Os elétrons transportados por NADH e FADH2 são introduzidos na cadeia de transportadores de elétrons no interior das mitocôndrias. Ocorre nas cristas mitocondriais.
6- Qual é o substrato mais energético? Por que elenão é a fonte primária de energia?
A fonte mais utilizada é a glicose, porem a mais energética são os lipídios. Porque ele requer um gasto energético maior para quebrar suas ligações, isso demanda mais gastos de ATP. O organismo apenas quebra lipídios, quando as fontes de glicogênio hepáticos estiverem esgotados.

Enzimas
1- Definir enzima e sítio ativo.
As enzimas são proteínas globularesresponsáveis pela aceleração das reações químicas que ocorrem em sistemas biológicos, sendo, portanto, catalisadores biológicos. Além de um elevado poder catalítico, as enzimas apresentam grande especificidade. Esta especificidade se deve à existência, na superfície da enzima de um local denominado sítio ativo. O sítio ativo é uma pequena porção da enzima formada a partir do enovelamento na suaestrutura terciária. Ele apresenta resíduos de aminoácidos, cujas cadeias laterais são capazes de interagir com o substrato. Desta forma, as reações enzimáticas dependem apenas da formação de um complexo entre a enzima e seu substrato.
2- Descrever o mecanismo da ação enzimática.
Na catálise de uma reação química, as enzimas interagem com os substratos, formando com eles, temporariamente, o chamadocomplexo enzima-substrato. Na formação das estruturas secundária e terciária de uma enzima, acabam surgindo certos locais na molécula que servirão de encaixe para o alojamento de um ou mais substratos. Esses locais de encaixe são chamados de sítio ativos e ficam na superfície da enzima. Ao se encaixarem nos sítios ativos, os substratos ficam próximos um do outro e podem reagir mais facilmente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquímica
  • Bioquímica
  • Bioquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!