Bioquímica Nutricional

Páginas: 6 (1377 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
Biodisponibilidade de Nutrientes
É a relação entre os nutrientes, representando a medida quantitativa definida como a fração de qualquer nutriente ingerido, que tenha o potencial para suprir as necessidades, atuando em tecidos alvos, já que nem todos os nutrientes consumidos são realmente utilizados, podendo existir interações entre substâncias ou ente os próprios nutrientes dos alimentos, queaumentam ou diminuem a utilização desses nutrientes.
Portanto Biodisponibilidade é a quantidade do nutriente presente no alimento que vai ser realmente aproveitada pelo organismo, desempenhando a função que lhe cabe.

DRI (Ingestão dietética de referência) e seus quatro Grupos de Referência que a Compõe
As DRIs são usadas para a avaliação e planejamento de dietas de indivíduos e grupos deindivíduos saudáveis, trazendo parâmetros que levam em consideração não apenas os valores de inadequação da ingestão, mas também a adequação do consumo de nutriente que leve à redução de doenças crônicas, bem como os limites de toxicidade dos nutrientes. Os quatro valores de referência de ingestão de nutrientes que compõem as DRIs são eles:
Necessidade Média Estimada (EAR)
Valor deingestão diária de um nutriente estimado para cobrir a necessidade de metade (50%) dos indivíduos saudáveis de um mesmo (faixa etária, sexo e estado fisiológico).
Ingestão Dietética Recomendada (RDA)
Nível de ingestão dietética suficiente para atender as necessidades de um nutriente de quase todos os indivíduos saudáveis (97 a 98%) de um determinado grupo (faixa etária, sexo e estadofisiológico). Aplicando-se apenas a indivíduos. Em casos onde não haja determinação da EAR, não terá RDA.
Ingestão Inadequada (AI)
Utiliza-se quando não há dados (científicos) suficientes para a determinação da RDA. Seria um valor prévio da RDA, considerada provisória. É Baseado no consumo médio de nutrientes observado ou estimadoexperimentalmente de um grupo de indivíduos considerados saudáveis.
Limite Superior Tolerável de Ingestão (UL)
Valor mais alto de ingestão diária continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum risco ou efeito adverso à saúde para quase todos os indivíduos de uma população, porem não é um nível de ingestão recomendada.

Vitamina e sua Classificação quanto à SolubilidadeAs vitaminas são compostos orgânicos que, no organismo humano atuam como controladores dos mecanismos de crescimento e de manutenção da saúde. As vitaminas não são sintetizadas no organismo humano e devem ser obtidas em quantidades adequadas através da dieta. No entanto, em muitos alimentos as vitaminas estão presentes em pequenas quantidades, atingindo concentrações da ordem de poucomicrogramas por 100 gramas.
Classificação Bioquímica quanto à Solubilidade:
Hidrossolúvel: Solúveis em água e absorvidas pelo intestino. São armazenadas em quantidades limitadas, sendo necessário o consumo frequente para que sejam mantidos os níveis adequados nos tecidos. Este grupo é representado pelas vitaminas do complexo B e C: B1, B2, B5, B9, B12 e C.

Lipossolúvel:solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).Pode ser armazenada no organismo em grandes quantidades, podendo tornar-se tóxicas se consumidas em excesso. Este grupo é representado pela vitamina A (Retinol), vitamina D(Calciferol), vitamina E (Tocoferol),e pela vitamina K ( Filoquinona ).

Fontes de Vitamina A e de Carotenoides
Vitamina A :Manteiga, produtos lácteos, gema do ovo, fígado, tomate, espinafre, cará, chicória, abóbora, cenoura,tangerina, manga, goiaba, pêssego, caqui,brócolis, couve, nabo, vagem, beterraba,alho,lentilha,melão,melancia, banana,morango.

Carotenoides - (pró vitamina A): Vegetais folhosos verdes escuros e vegetais e frutas amarelo-alaranjados.
Causas de deficiência de vitamina A
A deficiência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioquímica
  • bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquimica
  • Bioquímica
  • Bioquímica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!