Bioquímica Enzimas

Páginas: 5 (1179 palavras) Publicado: 12 de abril de 2014
1. O que são enzimas e por que elas dependem de condição ótimas de pH e temperatura para atuar?
2. Correlacione a estrutura espacial de uma enzima com a função que ela desempenha?
3. Explique especificidade da enzima pelo substrato e o como a enzima catalisa uma reação química?
4. Com base no mecanismo de ação das enzimas, explique por que elas são capazes de atuar mesmo em baixasconcentrações?
5. O que são cofatores para atividade enzimática? Exemplifique?
6. Explique como o Km de uma enzima esta relacionado a sua afinidade pelo substrato?
7. Conceitue inibição reversível e irreversível? Diferencie estes modelos de inibição com base nas alterações da cinética enzimática?
8. A cinética de uma dada reação enzimática foi determinada em função da concentração de substrato, napresença e na ausência de inibidor. Foi observado um aumento do Km e não houve alteração da velocidade máxima. Explique como estes dados indicam um modelo de inibição competitivo?
9. Cite: a) um exemplo de enzima, b) a reação que ela catalisa e c) o mecanismo de regulação de sua atividade?
Questão 1: As enzimas são proteínas catalisadoras de reações biológicas, ou seja, aumentam a velocidade ediminuem a energia utilizada. Condições ótimas de Ph e temperatura são fatores que influenciam na atividade catalítica da enzima. Cada enzima possui um Ph ótimo para que trabalhem mais eficientemente, baixas temperaturas podem causar inativação da enzima, enquanto altas temperaturas podem causar desnaturação enzimática.

Questão 2: A Estrutura Primária é dada pela sequência de aminoácidos aolongo da cadeia polipeptídica, é o nível estrutural mais simples e mais importante pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula. A Estrutura Secundária é dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na sequência primária da proteína, a cadeia polipeptídica pode interagir consigo mesma de dois modos principais: pela formação das alfa-hélices e das folhas-beta. As Alfa-Hélicessão estruturas cilindricas estabilizadas por pontes de hidrogênio entre aminoácidos, as Folhas-Beta são estruturas achatadas e rígidas, e é também uma estrutura estável na qual os grupos polares da cadeia polipeptídica associam-se por meio de ligações de hidrogênio um ao outro. Enquanto a estrutura secundária é determinada pelo relacionamento estrutural de curta distância, a terciária écaracterizada pelas interações de longa distância entre aminoácidos, denominadas interações hidrofóbicas, pelas interações eletrostáticas, pontes de hidrogênio e dissulfeto. Todas têm seqüências de aminoácidos diferentes, resultando em estruturas e funções diferentes, efetuando interações locais entre os aminoácidos que ficam próximos uns dos outros. Algumas proteínas podem ter duas ou mais cadeiaspolipeptídicas. Essa transformação das proteínas em estruturas tridimensionais é a estrutura quaternária, que são guiadas e estabilizadas pelas mesmas interações da terciária. A junção de cadeias polipeptídicas pode produzir diferentes funções para os compostos.

Questão 3: Esta especificidade pode ser relativa a apenas um substrato ou a vários substratos ao mesmo tempo e se deve à existência, nasuperfície da enzima de um local denominado sítio de ligação do substrato. O sítio de ligação do substrato de uma enzima é dado por um arranjo tridimensional especial dos aminoácidos de uma determinada região da molécula, geralmente complementar à molécula do substrato, e ideal espacial e eletricamente para a ligação do mesmo. O sítio de ligação do substrato é capaz de reconhecer inclusive isômeros óticos"D" e "L" de um mesmo composto. Este sítio pode conter um segundo sítio, chamado sítio catalítico ou sítio ativo, ou estar próximo dele; é neste sítio ativo que ocorre a reação enzimática. O modelo Chave/Fechadura prevê um encaixe perfeito do substrato no sítio de ligação, que seria rígido como uma fechadura. Modelo do Ajuste Induzido que prevê um sítio de ligação não totalmente pré-formado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enzimas bioquimica
  • Enzimas
  • Bioquimica
  • Bioquímica-Enzimas
  • Bioquímica
  • Bioquímica Enzimas
  • Enzimas
  • Bioquímica Enzimas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!