Bioquímica dos alimentos

Páginas: 18 (4288 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
INTRODUÇÃO
O conceito clássico de alimento varia de acordo com o ponto de vista, como, por exemplo: “A matéria prima para a fabricaçãodos materiais de renovação do organismo”. O ato de obter substratos para as reações orgânicas básicas que ocorrem no interior das células do organismo, em suma, constitui o ato da alimentação. Basicamente, os nutrientes de origem alimentar são fornecidos peloscarboidratos (açúcares), lipídios (gorduras) e proteínas e possuem função primordial a produção de energia celular. Entretanto, essa concepção, puramente energética, pode cometer alguns equívocos uma vez que muitas outras moléculas são requeridas para o funcionamento celular ou mesmo para proporcionar a absorção adequada dos nutrientes e não estão envolvidas diretamente no processo de produção deenergia. Assim sendo água, eletrólitos e vitaminas, que não possuem uma função energética direta, são alimentos indispensáveis para o ser humano; precisam estar presentes na dieta
para suprir as necessidades diárias do organismo nas reações orgânicas uma vez que não são sintetizados pelo organismo (a água produzida nas reações orgânicas supre apenas cerca de 5% das necessidades diárias do serhumano). De maneira semelhante, as fibras vegetais, que não possuem digestão intestinal não sendo absorvidas, são indispensáveis na alimentação por manter a forma do bolo fecal, facilitando a absorção dos demais alimentos.
O termo alimento possuisignificado bastante complexo que ultrapassaos limites da bioquímica devendo ser estudadocom um caráter multidisciplinar, uma vez queenvolve a química,biologia e as ciências da saúde.
Desta forma, a abordagem a ser realizada neste trabalho, diz respeito ao estudo da composiçãoquímica dos alimentos e da forma como é apresentadopara o metabolismo humano. Dentrodeste ponto de vista, a digestão dos alimentosserá abordada por setratar de uma fase fisiológica adaptada às propriedadesdos alimentos. Serão abordadas peculiaridades de cada processodigestivo deinteresse para o metabolismoda biomolécula em questão.

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

ENERGÉTICOS
São os carboidratos, lipídios e proteínas.
Os carboidratos são diretamente produzidos na fotossíntese dos autótrofos e degradados em todos os organismos vivos, sem exceção, a partir de enzimas específicas. Os lipídios e as proteínas, apesar de possuírem poder energético superior ou igual aoscarboidratostêm funções outras no organismo, possuindo digestão e absorção lentas, sendo utilizados secundariamente como produtores de energia.
Fornecem substratos para a manutenção da temperatura corpórea, liberando energia térmica necessária para as reações bioquímicas.

PLÁSTICOS OU ESTRUTURAIS
Os principais representantes são as proteínas, lipídios e carboidratos, estando presentes na membranacelular e região intersticial.
Atuam no crescimento, desenvolvimento e reparação de tecidos lesados, mantendo a forma ou protegendo o corpo.

REGULADORES
São as vitaminas, água, sais minerais e fibras vegetais.
As fibras vegetais desempenham função importante no processo digestivo.
Aceleram os processos orgânicos, sendo indispensáveis ao ser humano e favorecem a dinâmica celular comocatalisadores (vitaminas) ou proporcionando substratos (água), bem como agentes estabilizadores de várias enzimas ou mesmo regulando a quantidade de água intracelular ou a excitabilidade da membrana (minerais).

IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA)

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Foi desenvolvido pelo polímata LambertQuételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pelaOrganização Mundial da Saúde (OMS). O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está emquilogramas e a altura está em metros.Para manter o equilíbrio do peso corpóreo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioquimica dos alimentos
  • bioquímica dos alimentos
  • bioquimica dos alimentos
  • bioquímica de alimentos
  • Bioquímica de alimentos
  • Bioquimica de alimentos
  • Perguntas de bioquimica dos ALimentos
  • Relátorio de bioquimica dos alimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!