Bioquímica celular

Páginas: 8 (1770 palavras) Publicado: 15 de julho de 2014
Bioquímica celular
Água:
A maior parte da massa dos seres vivos é simplesmente água. Essa substância é responsável por mais de 70% da massa de nosso corpo; as porcentagens de água nos tecidos do nosso organismo variam de 20% , no ossos, até 85%, no cérebro. A porcentagem de água é maior nas células embrionárias, tornando-se menor à medida que avançamos em idade.
Fórmula química: H2O
A água éuma molécula polar, pois a disposição dos átomos da molécula estabelece uma zona positiva de um lado (hidrogênio) e uma zona negativa do outro (oxigênio).
Cada molécula de água tende a se unir a outras quatro moléculas, formando uma rede cristalina regular.
A ligação entre as moléculas da água ocorre pelas pontes de hidrogênio, ou seja, ligação entre o átomo de oxigênio de uma molécula com umdos átomos de hidrogênio da outra molécula.
A ponte de hidrogênio ocorre devido a atração existente da carga elétrica negativa do oxigênio com a carga elétrica positiva do hidrogênio e vice-versa.
As propriedades da água estão relacionadas a essas pontes de hidrogênios.

Propriedades da Água:
Coesão: é a interação entre as moléculas da água, essa interação ocorre por meio das pontes dehidrogênio; quando uma ponte de hidrogênio é destruída, outra se forma, de maneira que as moléculas de água ficam fortemente unidas. A coesão é responsável pela alta tensão superficial.
Alta tensão superficial: é resultado de uma forte coesão, essa propriedade permite que alguns insetos pousem em cima da água ou até mesmo caminhem sobre ela.
Adesão: é a interação entre a molécula de água e uma outramolécula qualquer, sendo que a outra molécula também deve ser polar.
Capilaridade: é a tendência que a água apresenta de subir pelas paredes de tubos finos ou por espaços estreitos, sendo que os mesmos devem ser hidrofílicos. E isso ocorre devido a adesão e coesão. Quanto menor a capilaridade mais ela tende em subir, pois a adesão é maior do que a coesão.
Poder de dissolução: a água é considerada umsolvente universal. Isso devido a sua polaridade e o seu grande poder de adesão. As substâncias que se dissolvem na água são chamadas de hidrofílicas e as que não se dissolvem são chamadas de hidrofóbicas.
Alto calor específico: calor específico é a quantidade de calor necessário para elevar em 1°c a temperatura de 1g dessa substância. A água tem elevado calor específico porque pode absorver ouceder grandes quantidades de calor com pequena alteração de temperatura.
Alto calor de vaporização: é definido como a quantidade de calor que um líquido precisa absorver para que 1g dele seja convertido ao estado gasoso. A água possui um elevado calor de vaporização quando comparado a outros líquidos.
Baixo calor de solidificação: para se tornar gelo, a água tem que liberar muito calor, o querequer exposição a baixas temperaturas por tempos prolongados.

Sais Minerais:
São classificados de acordo com as quantidades presentes no organismo.
Macrominerais: existe no organismo em proporção superior a 0,05%. São eles:
Cálcio (Ca): associado corretamente aos ossos, dentes e ao leite. A presença de cálcio na alimentação, tendo o leite e seus derivados como veículos, fornece substrato paraa formação óssea e dos dentes. Uma ingestão muito elevada de cálcio pode levar à calcificação dos tecidos moles, especialmente os rins.
Sódio (Na): presente no sal de cozinha, o sódio é o mineral mais abundante no fluido extracelular do corpo. Ele atua com outros minerais, especialmente o potássio, no fluido intracelular para regular a pressão osmótica e manter o equilíbrio hídrico no organismo.Potássio (K): participa do processo de contração muscular, da regulação da pressão sanguínea, da transmissão do impulso nervoso e manutenção do equilíbrio hídrico. Tem participação importante no metabolismo energético e na síntese de glicogênio e proteínas. É encontrado nas verduras, frutas, legumes, carnes e leite.
Enxofre (S): presente em todas as células do organismo, principalmente nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bioquimica celular
  • Bioquimica celular
  • BIOQUIMICA CELULAR
  • Bioquímica Celular
  • bioquimica celular
  • bioquimica celular
  • Bioquímica Celular.
  • Bioquimica celular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!