Biopl Stico

859 palavras 4 páginas
3º Módulo de Química (noite)
Polímeros – Professor Benão
Bioplástico

Nomes: Franceli nº08
Jaqueline nº13
João Vitor nº16
Júlio nº18
Leonardo nº20
Thalia nº27

Realização: 01/06/2015
Entrega: 15/06/2015

-Tatuí-
-2015-
Introdução
O Bioplástico, como próprio nome indica, consiste em um plástico biodegradável, produzido por biopolímeros. Um Bioplástico pode ser produzido a partir de resíduos agrícolas como cana de açúcar, soja, milho, amido de arroz, batata, mamona entre outros. O Bioplástico não utiliza o petróleo como matéria prima, o que torna seu processo produtivo menos agressivo ao meio ambiente.
Já o plástico comum é definido como materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macro moleculares dotada de grande maleabilidade, facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão. A matéria prima dos plásticos geralmente é o petróleo, este é formado por uma complexa mistura de compostos e por possuírem diferentes temperaturas, podem ser separadas por um processo chamado destilação fracionada ou craqueamento. A obtenção do plástico é derivada de um processo no qual a matéria prima a ser usada é menos agressiva ao meio ambiente como, por exemplo, o milho. O Bioplástico gera 68% a menos de gás estufa do que o plástico comum e são claramente benéficos ao meio ambiente Se degradam mais rapidamente, portanto o plástico permanecera atômico e não lixiviara produtos químicos perigosos no solo.
A denominação de biopolímeros abrange dois tipos de moléculas. O primeiro inclui as que são sintetizadas pelos seres vivos, como a celulose, o amido e os óleos vegetais, o segundo, as que resultam da polimerização de uma molécula básica proveniente de uma fonte renovável, como o ácido láctico. A alteração da estrutura de um biopolímeros mediante um agente dispersante o transforma em um Bioplástico. Um dos bioplásticos mais utilizados é o polilactato (PLA), um poliéster obtido por polimerização do ácido láctico resultante da fermentação de açúcar.

Relacionados

  • BIOPL STICO
    267 palavras | 2 páginas
  • RELAT RIO Produ O De Um Biopl Stico Usando Amido Como Mat Ria Prima
    852 palavras | 4 páginas