Biomonitorização

Páginas: 3 (609 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
Universidade dos Açores
Departamento Ciências Agrárias
Engenharia e Gestão do Ambiente

Trabalho de Ecologia e Gestão de Ecossistemas Sobre Biomonitorização

Docente:
Prof. Dr. Rui EliasDiscentes:
Catarina Meneses
Maria Mendonça
Melissa Pereira

Resumo

  A biomonitorização é uma forma de avaliar a qualidade ambiental recorrendo a organismos vivos. Permite acompanhar odesempenho ambiental de projectos e sustentar processos de investigação de forma a chegar até às fontes poluidoras. Neste trabalho fizemos uma perspectiva geral ampla (temática e geográfica) que tenha em contaa interdependência e a disparidade do sistemas naturais e das actividades humanas e climáticas com o impacto sobre a zona costeira de Porto Martins junto à área balnear, em meados de Novembro.Fizemos um estudo geral das plantas que faziam parte daquele habitat.

Introdução
“A biomonitorização consiste na observação contínua, no espaço ou no tempo, dos bioindicadores, permitindo a avaliaçãosemi-quantitativa dos resultados.”
(Wittig, 1993)

O conceito de biomonitorização, algumas vezes substituído por bioacumulação, teve alguma evolução no sentido inicial como um método demonitorização das alterações ambientais, através da quantificação de parâmetros nos organismos vivos relacionados com essas alterações. Apresenta, essencialmente, um carácter quantitativo. Por outro lado, éfrequente abordarmos o termo de bioindicação quando é referido à biomonitorização. Assim sendo, bioindicação consiste no conjunto de estudos em que a qualidade do ar é avaliada através da diversidade dasespécies, segundo a sua diferente sensibilidade a condições ambientais particulares.

Procedimento Experimental

O procedimento experimental consistiu na recolha da amostragem com lançamentoaleatório, delineado, no nosso caso, por um cordel, que formava, assim, um cubo de perímetro 4m.
Após a selecção do local, fizemos a contagem de espécies presentes neste mesmo cubo. Espécies estas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!