Biomoleculas e PH
Biomoléculas e Ph
Mário F. de Araujo e Paiva, RA:1167646
BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Campinas
2015
Biomoléculas
O que é Biomoléculas?
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados pelos seres vivos, em outras palavras, são moléculas da vida. A Bioquímica é uma área que estuda a química dos seres vivos e que define a natureza das biomoléculas.
As células dividem-se em procarióticas (não possui carioteca), e em eucarióticas(celulas animais ou vegetais) e a célula eucariotica se constitui em 3 partes fundamentais: núcleo, citoplasma e membrana celular e tambem o nivel molecular.
Da constituição das células fazem parte as biomoléculas orgânicas: ácidos nucleicos (ADN e RNA), lípidos, glícidos e prótidos e as biomoléculas inorgânicas: água e sais minerais. As biomoléculas têm funções a nível energético, enzimático, de transporte, estrutural entre outros
Todas estas biomoléculas são fundamentais para o funcionamento do organismo humano, porque todas têm funções diferentes e completam-se.
Exemplo:
Enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam.
Os carboidratos chamados de sacarídeos ou hidratos de carbono ou açúcares que tem por função fornecer energia, além de constituir as paredes celulares.
Lipídios polímeros de ácidos graxos, insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
Também existem os ácidos nucleicos, DNA e RNA dos seres vivos que são as maiores macromoléculas da célula, responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética.