Biomol - organelas, sinalização e síntese proteica

5102 palavras 21 páginas
Retículo Endoplasmático * O retículo endoplasmático uma organela exclusiva dos eucariontes, é organizado em cisternas, uma rede de túbulos e vesículas achatadas e ligadas. O RE é uma parte interconectada de membrana, estas são contínuas com a membrana nuclear das células. Contribuem diretamente também para a formação do complexo de Golgi, através da cedência de membranas e substâncias que nele devem maturar.

* Dentre as funções do retículo endoplasmático rugoso estão a síntese de proteínas no citosol (por isso o REG é desenvolvido em células com intensa síntese proteica), capturam proteínas que estão sendo sintetizadas no citoplasma, participa de modificações pós-traducionais proteicas, por exemplo, a sulfatação, além de aumentar a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas.

* Todas as células eucariontes possuem um retículo endoplasmático, porém o RER é mais desenvolvido em células com função secretora e com síntese de proteínas, já que estas são suas principais funções. Exemplos de células com RER desenvolvido: células pancreáticas e células glandulares do epitélio intestinal.

* O retículo endoplasmático rugoso, graças à presença dos ribossomos, é responsável por boa parte da produção de proteínas da célula. As proteínas fabricadas nos ribossomos do RER penetram nas bolsas e se deslocam em direção ao aparelho de Golgi, passando pelos estreitos e tortuosos canais do REL.

* Estas proteínas são capturadas pelo RER, sendo a proteína transmembrana encaminhada para a membrana plasmática (ficando inseridas) ou para membrana de outra organela. Já a proteína solúvel é transportada para o interior do lúmen do RE, destinadas ao lúmen de outra organela ou para exportação.

* A peptidase do sinal de localização é uma proteína que age com o auxílio da PRS (partícula de reconhecimento de sinal) que no citosol se liga ao peptídeo de sinal e do receptor de PRS, que está presente da membrana no RE. Esta proteína

Relacionados

  • APOSTILA BIOLOGIA CELULAR
    15406 palavras | 62 páginas
  • Análise da expressão gênica de potenciais fatores de virulência do fungo Paracoccidioides brasiliensis submetido a diferentes condições experimentais
    16671 palavras | 67 páginas
  • AnaMariaSperSimao
    54186 palavras | 217 páginas