Biomoléculas

Páginas: 2 (310 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2012
Resumo De Bioquímica - Biomoléculas, Proteínas, Enzimas, Carboidratos, Lipídios e Ácidos Nucléicos




Resumo De Bioquímica - Biomoléculas, Proteínas, Enzimas, Carboidratos, Lipídios e ÁcidosNucléicos

Bioquímica

O objetivo da Bioquímica é explicar a forma e a função biológica em termos químicos. Uma das formas mais produtivas de se abordar o entendimento dos fenômenos biológicos temsido aquela de purificar os componentes químicos individuais, tais como uma proteína de um organismo vivo, e caracterizar sua estrutura química ou sua atividade catalítica.

Biomoléculas
Todosos seres vivos são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões: as macromoléculas. Estas são formadas por um número relativamente reduzido de elementos químicos, principalmentehidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono. Em termos de percentagem esses elementos juntos perfazem o total de aproximadamente 99% da massa da maioria das células. Eles são os elementos mais leves capazes deformar uma, duas, três e quatro ligações, respectivamente. Em geral os elementos químicos mais leves formam as ligações químicas mais fortes.
As biomoléculas desempenham diferentes funções:estruturais; energéticas; enzimáticas; armazenamento e transferência de informação.
Muitas biomoléculas são polifuncionais, contendo dois ou mais grupos funcionais diferentes, cada um com suas ações químicascaracterísticas. A “personalidade” química de um composto é determinada pela química de seus grupos funcionais e a disposição desses no espaço tridimensional.

Funções Químicas das BiomoléculasHidrocarbonetos; Álcoois; Aldeídos; Cetonas; Ácidos Carboxílicos; Amina; Ésteres.

Biomoléculas X Carbono
A química dos organismos vivos está organizada ao redor do elemento químico carbono, oqual representa mais da metade do peso seco das células, já que os átomos de carbono podem estabelecer ligações simples e duplas com os átomos de oxigênio e com o de nitrogênio. Sua maior importância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomoléculas
  • Biomoleculas
  • biomoléculas
  • Biomoléculas
  • biomoleculas
  • Biomoléculas
  • Biomoléculas
  • Biomoléculas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!