biomembrana

Páginas: 4 (751 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2013
NTRODUÇÃO
A membrana plasmática separa o meio intracelular do meio extracelular e é a principal responsável pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula. Provavelmente, a primeiracélula surgiu quando uma membrana constituída de um tipo especial de lipídeos envolveu uma pequena porção de solução aquosa, composta de moléculas de ácidos ribonucléicos, nucleotídeos, proteínas e outrasmoléculas, separando-os do resto do universo.
Além de separam o meio intracelular do meio extracelular, as membranas desempenham diversos outros papéis não menos importantes. Elas regulam o tráfegomolecular, organizam seqüências complexas de reações, são o centro da conservação da energia biológica, trabalham na comunicação célula–célula e em células eucariontes elas dividem o espaço interno emcompartimentos distintos dando origem as organelas. As atividades biológicas da membrana fluem das suas notáveis propriedades físicas e químicas. As membranas são flexíveis, auto-adesivas eseletivamente permeáveis a solutos polares. Sua flexibilidade permite a mudança na forma que acompanha o crescimento e os movimentos, assim como nos movimentos amebóides, por exemplo. Outra característicamarcante das habilidades da membrana é a capacidade dela se fundir, como na exocitose, ou na capacidade dela sofre fissão, como no caso da endocitose e divisão celular.
Todas as membranas celularesapresentam a mesma organização básica. Elas são constituídas por lipídeos, os quais são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma cadeia hidrofóbica. As moléculas que apresentam ao mesmo temporegiões hidrofílicas, ou seja, que são solúveis em meio aquoso, e regiões hidrofóbicas, insolúveis em água, recebem o nome de anfipáticas. Entre os lipídeos presentes na membrana estão osfosfoglicerídeos (fosfatidilcolina, fosfatidiletanolamina, fosfatidilserina e fosfatidiltreonina), esfingolipídeos e o colesterol. Os fosfoglicerídeos e os esfingolipídeos possuem um radical fosfato e são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomembrana
  • Biomembranas
  • biomembranas
  • Biomembranas
  • biomembranas
  • Biomembranas
  • Biomembranas
  • biomembranas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!