biomedvet

1259 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas presentes nas células humanas que possuem uma forma cilíndrica rígida e alongada, são formadas por estruturas complexas, com duas membranas altamente especializadas. Possuem o espaço intermembranal e o espaço interno da matriz, são organelas móveis e plásticas que mudam de forma constantemente.
Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial. As células possuem um número variado de mitocôndrias, algumas contêm até 10.000 mitocôndrias como as células do músculo estriado, e outras não contêm nenhuma como os eritrócitos (hemácias).
A herança do DNA mitocondrial é materna, pois as mitocôndrias dos espermatozóides se localizam na cauda, e durante a fecundação, a cauda do espermatozóide não penetra no óvulo, e as mitocôndrias contidas na sua cauda também não entram.
FUNÇÃO MITOCONDRIAL: APOPTOSE.
Atuação da mitocôndria na morte celular por apoptose:
As células do organismo fazem parte de sistema altamente organizado. O número de células é regulado pelo controle da taxa de divisão celular e pelo controle da taxa de morte celular. Podem ocorrer dois meios distintos de morte celular: a morte celular por apoptose ou por necrose.
O processo denominado necrose acontece quando ocorrem lesões agudas nas células. Na necrose, as células incham e arrebentam expelindo seus conteúdos sobre as células vizinhas. A morte por apoptose é uma morte programada, como se a célula cometesse um suicídio através de um programa de morte intracelular.
Na apoptose, a célula encolhe e se condensa, o citoesqueleto entra em colapso, o envelope nuclear se desmonta, e o DNA nuclear se reparte em fragmentos. Nesta morte não ocorre à liberação de conteúdo citoplasmático, não prejudicando células vizinhas. Durante a apoptose a célula exibe propriedades na

Relacionados