Biomedicina

Páginas: 4 (854 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ( SNC )

São incluídas nesse grupo as drogas capazes de aumentar a atividade de determinados sistemas neuronais, o que traz como consequências umestado de alerta exagerado, insônia e aceleração dos processos psíquicos.
* ANFETAMINAS:  Muito utilizada por pessoas que desejam fazer regimes para emagrecer ou pessoas que querem ficar acordadase “ligadas” por mais tempo não respeitando os limites fisiológicos. São substâncias sintéticas, ou seja, produzidas em laboratório. Existem várias substâncias sintéticas que pertencem ao grupo dasanfetaminas. São drogas “anfetamínicas”: o fenproporex, o metilfenidato, o manzidol, a metanfetamina e a dietilpropiona. Atuam aumentando a liberação e prolongando o tempo de atuação deneurotransmissores utilizados pelo cérebro, como a dopamina e a noradrenalina o que permite uma maior vigília e estimulação.

* COCAÍNA: É uma substância extraída de uma planta originária da América do Sul,popularmente conhecida como coca (Erythroxylon coca). A cocaína pode ser consumida na forma de pó (cloridrato de cocaína), aspirado ou dissolvido em água e injetado na corrente sanguínea  ou sob a forma deuma pedra, que é fumada, o crack .Provoca euforia, bem estar, sociabilidade. Pelo fato de que nem sempre as pessoas conseguem ter tais sensações naturalmente, e de forma intensa, uma pessoa que sepermite utilizar esta substância tende a querer usar novamente, e mais uma vez, e assim sucessivamente.O coração tende a acelerar, a pressão aumenta e a pupila se dilata. O consumo de oxigênio aumenta,mas a capacidade de captá-lo, diminui. Este fator, juntamente as com arritmias que a substância provoca, deixa o usuário pré-disposto a infartos. O uso frequente também provoca dores musculares,náuseas, calafrios e perda de apetite.Como a cocaína tende a perder sua eficácia ao longo do tempo de uso, fato este denominado tolerância à droga, o usuário tende a utilizar progressivamente doses mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomedicina
  • Biomedicina
  • Biomedicina
  • Biomedicina
  • biomedicina
  • biomedicina
  • Biomedicina
  • Biomedicina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!