Biomedcina

2156 palavras 9 páginas
Biomedicina-1°Semestre CURSO: BIOMEDICINADISCIPLINA: ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS | TURNO: NOTURNO | SERIE: 1° | TURMA: BI1A30 | TURMA: BI1A30 | ANO/ SEMESTRE: 2013/1 |

ALUNA: ANA LAURA G. PIRES RA: B698AJ-9

ELETROENCEFALOGRAMA E ELETROCARDIOGRAMA

Introdução

A Eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica, ou até mesmo dentro da substância encefálica.A maioria dos sinais cerebrais observados situam-se entre os 1 e 20Hz.
Exame que registra a atividade elétrica do coração, usualmente realizado em repouso. É um exame barato, de rotina, que faz parte do check-up cardiológico e oferece muitas informações ao cardiologista.
O eletrocardiograma é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.O paciente recebe eletrodos em regiões predeterminadas no peito, nos braços e nas pernas. Cada batimento do coração é captado pelos eletrodos, enviado a uma máquina que registrada os sinais em um papel, com o auxílio de agulhas.
Preparo não existe preparo específico. Nos homens com muito pelo no tórax pode ser necessária a realização de tricotomia (corte de pelos) para fixação dos eletrodos.Valores de referência o traçado do eletrocardiograma será analisado por cardiologista, que irá emitir um laudo a partir do traçado impresso pelas agulhas no papel.

Eletrocardiograma

* |
-------------------------------------------------
Bases Teóricas
O coração apresenta atividade eléctrica por variação na concentração citosólica de iões cálcio. Os Eletrodos sensíveis e colocados em pontos específicos do corpo registam esta diferença eléctrica.O exame electrocardiográfico

Relacionados