Biomecânca

549 palavras 3 páginas
TRABALHO I

Qual o objeto de estudo da sociologia?
A sociologia tem como objeto de estudo as relações e interações humanas. A sociologia surgiu no século XIX e tinha como estudo o mundo social, até hoje há inúmeras interpretações para esta ciência, alguns dizem que é uma ciência da sociedade, outros falam que é o estudo dos fenômenos sociais e das relações humanas.

Porque é a sociologia diferente do senso comum?
O senso comum ou conhecimento vulgar ou espontâneo, é aquilo a que nós chamamos reconhecimento da realidade, o facto de nos apercebermos da realidade que nos rodeia, quer física, quer social. À sociologia interessa-lhe a atividade humana, essencialmente, enquanto jogo de interações entre atores sociais. Isto é, a sua leitura da realidade social incidirá sobre a análise dos comportamentos humanos tentando encontrar neles as determinantes sociais. Como ciência a Sociologia possui também um objeto de estudo, um corpo teórico e um método.

O que é para ti jogo, atividade física, exercício físico e desporto?
Jogo
Jogo é uma atividade praticada com fins recreativos, dotado de regras e estas tendem a ser simples. O jogo pode assumir um papel educativo, transmitindo mensagens aos seus intervenientes. É importante que um jogo tenha adversários interagindo e como resultado, exista um vencedor/perdedor. O filósofo Johan Huizinga, em 1938, escreveu o livro Homo Ludens, no qual argumenta que o jogo é uma categoria absolutamente primária da vida, tão essencial quanto o raciocínio e a fabricação de objetos. Huizinga define jogo como: "uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana."
Atividade física
Considera-se AF ao movimento corporal que é produzido pela contração musculo esquelética, existindo

Relacionados

  • Sindrome do túnel do carpo
    19175 palavras | 77 páginas