Biomecania 2

691 palavras 3 páginas
RA:1169089
André Ricardo Schultz
Disciplina: Biomecânica do Esporte e do Exercício.
Atividade no Portfólio

Atividade no Portfólio Objetivos •
Rever os conhecimentos aprendidos na Unidade 2 sobre os movimentos nas articula- ções dos membros inferior e superior. • Relacionar esses conhecimentos com a prática profissional do educador físico. Descrição da atividade Elabore um texto seguindo as orientações a seguir:
1) Selecione duas modalidades esportivas.
2) Selecione um gesto desportivo para cada modalidade (exemplo: chute no futebol, arremesso no basquete etc.).
3) Descreva cada gesto desportivo selecionado, considerando: articulações envolvidas, planos e eixos dos movimentos executados, músculos envolvidos com os movimentos e risco de lesões em cada movimento.

3) Arremesso parado no basquete: O salto para cima que precede o arremesso é obtido através de uma extensão vigorosa e rápida das articulações do quadril, joelho e tornozelo. O quanto estas articulações são flexionadas, antes do salto, após o salto a ocorre um movimento de extensão do braço, flexão, rotação medial e lateral da articulação do ombro, flexão do punho e as falanges. As articulações são úmero ulnar da articulação do cotovelo, articulação do punho, as Inter falangeanas da articulação dos dedos e glenoumeral da articulação do ombro. O plano executados é o sagital sobre o eixo transversal, possibilitando os movimentos articulares acima. Na fase do salto realizam semi-flexão dos músculos anteriores da coxa iliopsas, pectíneo, reto femoral, tensor da fáscia lata e sartório e dos posteriores o bíceps femoral, semitendínoso e semimebranoso, auxiliando os músculos grácil, gastronemio e sartório, já os músculos envolvidos na execução do movimento dos membros superiores do movimento do arremesso são o deltoide e o manguito rotador nos movimentos de flexão e rotação do ombro, o tríceps na extensão do cotovelo, o pronador redondo na pronação do antebraço e nos movimentos de flexão dos

Relacionados