biomecânica

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
INTRODUÇÃO
Antecipa-se quando se toma à frente do adversário para roubar a bola e iniciar um ataque com uma condução, um passe ou chute; para desarmar, chutando a bola para fora ou sem direçãodefinida; para recepcionar a bola, neste caso, um atacante antecipa o defensor. Em todos os casos, quem antecipa dá à equipe uma vantagem.






















A BIOMECÂNICA DOMOVIMENTO DE ANTECIPAÇÃO NO FUTSAL

A preparação para o movimento parte de uma base de sustentação angular, pois a posição dos pés pode influenciar na estabilidade do atleta. Isto se deve pelo fato dequanto mais próximo a localização horizontal do centro de gravidade estiver do limite da base de sustentação, menor será a força necessária para empurrá-lo para fora da base, rompendo assim o estadode inércia.
Outro fator é o tamanho da base de sustentação utilizado na preparação do movimento, pois quando a linha de ação do peso de um corpo se desloca para fora da base de apoio, criará um torqueque tende a produzir movimento angular do corpo – este torque pode ser produzido por uma força aplicada pelo adversário. E com isto, quanto maior for a base de sustentação criada, menor aprobabilidade de ocorrer um deslocamento que venha interferir no inicio do movimento de antecipação.
No inicio do movimento de antecipação, do ponto de vista mecânico, os músculos, ossos e articulaçõesenvolvidos nesse movimento funcionam como alavancas de terceira classe, estruturadas para aumentar a amplitude e rapidez de movimento. Porém exigindo dos músculos uma força para vencer a situação deestabilidade.
Para o corpo sair dessa situação de estabilidade provocada na preparação para o movimento, tem que relacionar a força aplicada diretamente com a aceleração desejada e inversamente com a massado corpo que pratica o movimento, em conformidade a segunda lei de Newton. Entretanto a facilidade ou dificuldade relativa para iniciar o movimento de antecipação vai depender de outro fator: a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biomecanica
  • Biomecanica
  • BIOMECÂNICA
  • Biomecanica
  • Biomecanica
  • Biomecânica
  • Biomecanica
  • Biomecanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!