biomateriais imcompleto

972 palavras 4 páginas
BIOMATERIAIS
2014
UNIESP
SUESC
11/11/2014

rightcenter
INTRODUÇÃO
A perda de um órgão ou de uma parte do corpo gera, além da perda da função, transtornos sociais e psicológicos. Os avanços alcançados na medicina e odontologia modernas, aliados ao aumento da expectativa de vida, têm possibilitado o desenvolvimento de técnicas que geram uma melhor qualidade de vida. A disponibilização dessas técnicas tem oferecido novas opções aos pacientes mutilados, como a substituição total ou parcial de ossos fraturados por implantes. Essa tendência tem sido observada principalmente na implantodontia, onde pacientes edêntulos (com perda de dentes) têm optado, cada vez mais, pela utilização de implantes odontológicos, ao invés das antigas próteses removíveis.
O desenvolvimento da implantologia tem dado incentivo à pesquisa de biomateriais para esse fim, bem como das reações que ocorrem na interface tecido-implante. Inicialmente utilizavam-se materiais inertes como os aços inoxidáveis e a alumina. Nos anos 70, Per-Ingvar Branemark introduziu o conceito de osteointegração como sendo a ligação direta, estrutural e funcional entre osso ordenado e vivo e a superfície de um implante sujeito a cargas funcionais (BRANEMARK, 1985). Com a introdução desse conceito, as pesquisas passaram a se concentrar em materiais e projetos, visando acelerar a osteointegração, ou seja, diminuir o tempo necessário para aposição óssea.
Recentemente, a otimização das propriedades de superfície como grau de pureza, acabamento superficial, rugosidade e molhabilidade tem sido explorado. Alterações na camada de óxido de metais como o titânio também têm sido bastante investigada se, paralelamente, técnicas de recobrimento com materiais bioativos têm sido desenvolvidas. Dentre os materiais bioativos, a hidroxiapatita, Ca10(PO4)6(OH)2 Se destaca pela sua semelhança com os fosfatos de cálcio presentes na fase mineral do osso.
Várias técnicas de avaliação da adequação de um novo material para aplicações

Relacionados