BIOMASSA FLORESTAL

1228 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE GURUPI
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

BIOMASSA FLORESTAL

Alunos: Dayane Lima Dennis Veloso Diogenes Fontenele Marília Camargo

GURUPI – TO
ABRIL DE 2013
BIOMASSA FLORESTAL Segundo Odum (1986), é a massa orgânica produzida por unidade de área, podendo ser expressa em peso de matéria seca, peso de matéria úmida e peso de carbono. Sua medição é um instrumento útil na avaliação de ecossistemas, em virtude da aplicação na análise da produtividade, conversão de energia, ciclagem de nutrientes e absorção e armazenagem de energia solar entre outros (CAMPOS, 1991; CARBONERA PEREIRA et al., 1997).

Possui características tais que permitem a sua utilização como fonte alternativa de energia, seja pela queima da madeira, como carvão, aproveitamento de resíduos da exploração e aproveitamento de óleos essenciais, alcatrão e ácido pirolenhoso.

QUANTIFICAÇÃO DA BIOMASSA FLORESTAL

A quantificação de biomassa presentes na parte aérea e sistema radicular de uma árvore podem ser obtidas através do método destrutivo ou do método indireto (SALATI, 1994; SANQUETTA et., 2002).

Método destrutivo A utilização deste método implica, necessariamente, na seleção e derrubada de árvores-amostra para obtenção dos dados. A seleção de árvores-amostra para obtenção de dados para o estudo da biomassa da parte aérea e do sistema radicular baseia-se, em três procedimentos básicos:

1. Seleção de um número de árvores igualmente repartidas em classes ou categorias de tamanho relativo às características do povoamento (DAP, altura, classe de

Relacionados