BIOMAS DO BRASIL INTRODU O ATE IMAGENS

1451 palavras 6 páginas
Introdução

Neste trabalho eu irei explicar os Biomas do Brasil. Bioma é uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação principal que lhe confere uma característica visual. Ou seja, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar.

Os Biomas

Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais ou menos uniforme, tendo uma história comum em sua formação. Por isso tudo sua diversidade biológica também é muito parecida.
O Brasil possui enorme extensão territorial e apresenta climas e solos muito variados. Em função dessas características, há uma evidente diversidade de biomas, definidos sobretudo pelo tipo de cobertura vegetal.

Caatinga

A Caatinga ocupa oficialmente 844.453 Km² do território brasileiro. Hoje se fala em mais de um milhão de Km². Estende-se pela totalidade do estado do Ceará (100%) e mais de metade da Bahia (54%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%) e do Rio Grande do Norte (95%), quase metade de Alagoas (48%) e Sergipe (49%), além de pequenas porções de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%). A Caatinga é muito rica em biodiversidade, tanto vegetal quanto animal, sobretudo de insetos. Nos períodos sem chuva, cerca de oito meses por ano, ela “adormece” e suas folhas caem. Depois, com a primeira chuva, ela como que ressuscita. É a essa lógica que seus habitantes têm que se adaptar. Portanto, aqueles que ainda acham essa região inviável, ou a têm como um deserto, demonstram um profundo desconhecimento da realidade brasileira.
Cerca de 28 milhões de brasileiros habitam esse bioma, sendo que aproximadamente 38% vivem no meio rural. A exploração predatória da vegetação, as dificuldades de acesso à água, a concentração de terras e de poder nas mãos de poucos explicam por que essa

Relacionados

  • Fundamestos da administração
    44860 palavras | 180 páginas
  • Trabalhos
    14050 palavras | 57 páginas
  • português
    31796 palavras | 128 páginas
  • o computador e o mundo atual
    61029 palavras | 245 páginas