Bioma de clima desértico

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014



CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS


ANA CAROLINA TAMEIRÃO
JÚLIA MACHADO CAETANO
LUÍSA PEREIRA MARTINS
THAÍS RAMOS SOUZA
(EDIFICAÇÕES- 1º ano/ B)


BIOMA
Clima desértico e vegetação xerófila

TRABALHO SOBRE CLIMAS E FORMAÇÕES VEGETAIS NO MUNDO




BELO HORIZONTE
22 de setembro de 2014
RESUMO
O trabalho objetivou promover o conhecimento sobre obioma de clima desértico e vegetação xerófila. Nele aprofundamos sobre a localização dos desertos e suas principais características, como o clima e a vegetação presentes.
Palavras Chave: bioma, clima, vegetação.

LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Mapa com a localização dos principais desertos quentes 6
Figura 2: Mapa que indica as regiões onde predomina o clima desértico quente 7
Figura 3: Mapa queindica as regiões onde predomina o clima desértico frio 7
Figura 4: Planta caducifoliada ou decídua 8
Figura 5: Cactos 8

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1. Clima desértico 6
1.1. Clima desértico quente 6
1.2. Clima desértico Frio 7
2. Vegetação xerófila 8
2.1. Classificando a vegetação 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10



INTRODUÇÃO
A realização deste trabalho tem como objetivo geral o estudosobre os biomas existentes no mundo, no qual bioma refere-se a um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora.
No trabalho em questão, foi estudado o bioma de clima desértico e vegetação xerófila. Com as pesquisas realizadas obtiveram-se as principais características e as localizações do mesmo no planeta.

1. Clima desértico
O clima é asucessão habitual dos tipos de tempo num determinado lugar da superfície terrestre observado determinado período de tempo (por exemplo: 30 anos).
O clima desértico geralmente ocorre em latitudes entre 15° e 30º e é caracterizado pela baixa pluviosidade que dá aos locais de clima desértico sua fisionomia característica, com solo árido e flora esparsa e seca.
Pode ser divido em duas categoriasdiferentes de acordo com a amplitude térmica e a localização que conferem características diferentes aos dois climas: o clima desértico quente e o clima desértico frio.
Seja qual for, o clima desértico apresenta alta amplitude térmica tanto anual quanto diurna. Ou seja, por se localizarem em regiões de alta pressão a insolação durante o dia é muito intensa o que eleva a temperatura facilmente, chegando aaté 50ºC em alguns lugares. Durante a noite ocorre o inverso. O calor irradia muito rápido e a temperatura cai drasticamente.
A vegetação é escassa, baixa e dispersa. Deixa grandes áreas descobertas, que são ocupadas por areia, pedras ou rochas.
1.1. Clima desértico quente
O regime térmico deste clima é algo irregular, uma vez que há temperaturas mais baixas nos meses de Inverno, fruto deuma posição em latitudes mais elevadas que os restantes climas quentes. Contudo, no Verão as temperaturas médias podem ser muito elevadas, podendo ultrapassar os 30ºC. Ao longo das 24 horas do dia, as temperaturas variam bastante, com temperaturas superiores a 40ºC durante o dia e temperaturas negativas de noite.
Relativamente ao regime pluviométrico, praticamente não chove, com exceção de algumasquedas de chuva esporádicas, mas sem grande significado. Há, portanto, 12 meses secos.
Em termos de vegetação, nos desertos podemos encontrar os oásis, pequenas zonas existentes nos regiões áridas e que possuem alguma água e cobertura vegetal (dominadas por palmeiras). Vejam o vídeo sobre os oásis existentes nos desertos.
O clima desértico quente localiza-se sobre as latitudes dos Trópicos deCâncer e de Capricórnio, bem na faixa das altas pressões subtropicais. São encontrados nos EUA (Deserto do Nevada), na costa oriental da América do Sul (Chile), no Norte de África (Deserto do Saara - o maior do mundo), na Arábia, no Sudoeste asiático, na costa ocidental da África meridional e no interior da Austrália.

1.2. Clima desértico Frio
No verão as temperaturas em média no mês são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biomas deserticos
  • Clima Desértico
  • Clima Desertico
  • CLIMA E Os Biomas
  • Clima Desértico e Mediterrâneo
  • Pradarias e clima desértico
  • Climas e biomas
  • Edificaçoes em Clima Desertico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!