BIOLUMINOSIDADE 2

503 palavras 3 páginas
BIOLUMINOSIDADE

o Bioluminosidade é a produção e emissão de luz por um organismo vivo. Trata-se de uma forma de ocorrência natural de quimioluminescência, em que a energia resultante de uma reação química é lançada sob a forma de emissão de luz.O fenômeno ocorre em parte dos seres vivos, com exceção dos vertebrados de vida terrestre
(anfbios,
aves, répteis e mamíferos),plantas e algumas espécies de fungos e algas.A origem dessa energia luminosa vem da luciferina. LUCIFERINA o É uma classe de pigmentos responsável pela bioluminescência em alguns animais.O termo luciferina é usado para referenciar-se a qualquer molécula emissora de luz.
As luciferinas são substratos de enzimas denominadas luciferases,que efectuam a descarboxilação oxidatva das luciferinas. Os compostos químicos se misturam para produzir o brilho. A “Lula vaga-lume” é equipado com órgãos especiais de produção de luz chamados fotóforos.

A planta “Starlight Avatar” geneticamente modificada por cientistas.

LUMINOSIDADE EM ANIMAIS
A luminosidade em animais traz muitos benefcios para a sobrevivência deles,como: o Comunicação: Alguns usam sua própria luminosidade para manter comunicação entre seus parceiros. Exemplo: Os vagalumes,que piscam um paro o outro seguindo um padrão específico das suas espécies. o Caça: Algumas espécies de animais usam sua luz como uma espécie de lanterna para localizar e atrair suas presas. Exemplo: Os tubarões e o Peixe-Sapo. o Camuflagem: É onde o animal emite uma luz que corresponde a luz ambiente da superfcie. Isso acaba ajudando a se defender de predadores. Exemplo: As lulas. o Auto – Defesa: Quando ameaçados os animais liberam um jato de líquido bioluminescente. Exemplo: As Lulas.

Atolla
Lula
Abraliopsis

Vaga-lume “fantasma azul”

LUMINOSIDADE EM PLANTAS o Atualmente não existem espécies de plantas luminosas indentificadas,mas o biologo Dr. Alex Kritchévski da empresa de biotecnologia Bioglow criou uma planta que brilha no escuro que poderá substituir a

Relacionados