Bioluminesc Ncia Em Vaga Lumes

642 palavras 3 páginas
Bioluminescência em vaga lumes
A luz dos vaga lumes é produzida através de um processo de oxidação de uma molécula de luciferina. Esta ao oxidar ( reagir com o oxigénio), dá origem à oxiluciferina ( que é uma molécula energizada) em presença de ATP ( trifosfato de adenosina) , quando esta molécula se desativa ou perde a sua energia passa a manifestar-se sob a forma de luz. Esta é uma luz fria, ecológica e ultra eficaz, pois tem uma eficácia de 95% enquanto uma lâmpada normal, apenas tem 5% e ainda por cima liberta sob a forma de calor a energia desperdiçada.
Para produzir uma lâmpada normal são precisos 300kgs de carvão. Isto provoca degradação ambiental.
A luz dos pirilampos tem objetivos diferentes, consoantes à situação, servindo para: atração para acasalamento, alerta contra predadores, comunicação entre os machos e até para atrair caça.
As cores conhecidas até hoje variam entre o azul, o verde, o laranja o amarelo e o vermelho.
Metabolismo do álcool
O álcool que cai na circulação sofre um processo químico chamado oxidação que o decompõe em gás carbônico (CO2) e água.
Após a ingestão, o álcool é absorvido inalterado pelo estômago e intestinos delgado. Leite e alimentos gordurosos alentecem a absorção. O álcool é então distribuído para todos os tecidos e líquidos do corpo na proporção direta ao nível sanguíneo. Menos de 10% do álcool absorvido são excretados de forma inalterada na urina, suor e respiração. A quantidade exalada tem relação direta com o nível sanguíneo e forma vase para o teste da respiração (Bafômetro) empregado pelas agências policiais.
Grande parte do álcool no sangue é metabolizado no fígado através de uma via principal e duas acessórias. O etanol é primeiramente convertido em acetaldeído pelo álcool desidrogenase.
Adrenoleucodistrofia: Doença de Lorenzo
O que é:
A adrenoleucodistrofia é uma doença genética rara ligada ao cromossomo X que atinge as glândulas adrenais, sistema nervoso e testículos. A doença atinge

Relacionados