Biologiaxo

407 palavras 2 páginas
Amazonia Azul e o compromisso do Brasil com a Antártica

Em janeiro de 1975, o Brasil aderiu ao Tratado Antártico e passou a seguir as normas legais que devem ser respeitadas pelos países que atuam no continente: não pode haver atividade militar, a exploração econômica de recursos naturais está suspensa até 2048, não se pode deixar lixo algum na região, técnicos de um ou mais países podem inspecionar o que acontece nas demais estações para garantir a proteção ambiental do continente (e foi o que ocorreu, por exemplo, quando a estação brasileira sofreu um incêndio em 2012).
Os projetos de pesquisa são apoiados logisticamente pela Marinha do Brasil, compreendendo a operação do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, a manutenção da Estação Antártica Comandante Ferraz, a instalação e manutenção de refúgios e de acampamentos e o transporte de pesquisadores. Essas últimas atividades contam ainda com a colaboração da Força Aérea Brasileira (FAB).
Dois anos depois do incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica, a reconstrução da base ainda não tem data exata para terminar ou custo definidos, mas a Marinha estima que a obra será concluída em 2016. As pesquisas no local ficaram limitadas, mas não foram interrompidas. O prazo inicial de entrega era 2015, mas houve problemas técnicos e de logística em licitações. De acordo com a Marinha, a etapa atual é de estudos para definir os valores da reconstrução e já foram feitas análises geotécnicas e geofísicas do solo do local, que será o mesmo da antiga estação. Em maio deve ser aberta uma nova licitação com concorrência internacional.
A Estação Antártica Comandante Ferraz (ECAF), inaugurada em 1984, foi atingida por um incêndio em fevereiro de 2012, que matou dois militares. O acusado de ser o responsável pelo acidente, o suboficial Luciano Medeiros, foi absolvido na quarta-feira em primeira instância na Justiça Militar.

A herança do mar brasileiro em termos de seu patrimônio

Relacionados