BIOLOGIAAA 1

800 palavras 4 páginas
Índice
INTRODUÇão 2
Objectivos 3
Tecido Nervoso 4
Neurónios 4
Corpo celular 4
Dentrites 5
Axónio 5
Tipos de neurónios 5
CONCLUSÃO 7

INTRODUÇão
Ao longo do processo evolutivo os animais desenvolvem a partir do ectoderma do embrião um tecido muito especial chamado Tecido Nervoso. Os seres vivos reagem aos estímulos ambientais. Mudanças nas condições do ambiente tais como: sons, choques, calor, frio, são percebidas pelo organismo que reage adoptando uma postura correspondente as estímulos. Tecido nervoso e responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.

Objectivos
Geral: falar do tecido nervoso.
Específicos: Elucidar as funções do tecido nervoso.

Tecido Nervoso
É um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar, tarefas especificas no nosso organismo, é capaz de receber estímulos do ambiente. O tecido tem a função de coordenar as funções do organismo através do processamento dos estímulos externos e coordenação de respostas a esses estímulos. O tecido nervoso tem origem ectoderma do embrião, nele a substância intercelular praticamente não existe. Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.
O tecido nervoso é formado por celulas altamente especializadas,e por isso mesmo, incapaz de se dividir, os neurónios. Existem também as células glia ou neuroglia, tem a função de dar sustentação aos neurónios e ajudar no seu funcionamento. E como exemplos temos os oligodendrócitos e as células de Schwann, que fabricam uma substancia gordurosa, a mielina que confere cor branca aos nervos e certas regiões do cérebro e da medula, porém existem espaços no cérebro sem mielina, denominados nódulos de Ranvier. O conjunto de células de Schwann chama-se neurilema e a camada de mielina formam a bainha de mielina.
Neurónios
Neurónio é a célula responsável pela condução do impulso nervoso e, é também considerada a unidade básica do cérebro. Elas são células fundamentais do tecido nervoso e têm

Relacionados

  • Quimiossíntese processo do metabolismo celular energético
    916 palavras | 4 páginas