Biologia27

559 palavras 3 páginas
Orgãos dos sentidos Caracteristicas e funções dos orgãos dos sentidos:
Visão: É por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, encontrado em todos os animais vertebrados. O olho possui um conjunto de estruturas transparentes, uma câmera escura e um tecido receptor do estimulo. A parede do globo ocular é formada de fora para dentro por três camadas ou túnicas. São elas: Esclerótica, Coroide e a Retina.

doenças: Atigmatismo, catarata, miopia, terço e etc.
Tato: O órgão responsável por esse sentido é o maior órgão do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele, a derme. O tato é o primeiro sentido a se desenvolver no embrião humano. Termorreceptores são responsáveis pela percepção do calor e do frio, e reagem de acordo ao estimulo externo, seja ele frio ou quente. Para impedir a sensação de dor durante uma intervenção cirúrgica, um tratamento dentário ou exames invasivos, é usada a anestesia. As partes do corpo mais sensíveis ao toque são as mãos, os dedos dos pés, o rosto, lábios, língua e região genital, tanto masculina quanto feminina.

doenças:Micose, frieira, acne, câncer de pelo e etc.
Olfato: O principal órgão responsável pelo olfato, nos humanos, é o nariz. Comparados a outros mamíferos, os seres humanos possuem o olfato pouco desenvolvido.Nós não sentimos os sabores dos alimentos apenas com o sentido do paladar, mas também pela estimulação das células olfativas. Os sentidos do olfato e do paladar agem juntos para identificar melhor o gosto dos alimentos. O nosso olfato possui uma grande capacidade adaptativa, pois quando somos expostos a um forte odor temos uma sensação olfativa bem intensa, mas depois de um minuto, a sensação já se tornou praticamente imperceptível.

doenças:Anosmia, Rinite, Síndrome de kallman e etc.

Paladar: É por meio do paladar que o homem,

Relacionados

  • floresta
    99953 palavras | 400 páginas