Biologia

Páginas: 9 (2031 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
RESUMO

Neste trabalho explicaremos o funcionamento do metabolismo de controle. Constituído por ácidos nucleicos (DNA e RNA) tem a função de controlar as atividades celulares, para isso ocorrem três processos: replicação, transcrição e tradução. Na prática, um dos grupos montou o DNA e deste, agora, retiramos o RNA correspondente. Observamos o que poderia ocorrer no processo de tradução casohouvesse erro na sequência de bases, ou seja, se haveria mutação. Pesquisamos sobre a compactação do DNA e seus quatro níveis: Estrutura primária, solenoides, alças e cromossomos; e suas histonas: H1, H2A, H2B, H3 e H4. Explicaremos também sobre o experimento realizado em que extraímos o DNA de um morango.


SUMÁRIO

5 2
6 3
REPLICAÇÃO 3
EXPERIMENTO DE MESELSON E STAHL 5
TRANSCRIÇÃO 6TRADUÇÃO 7














5

INTRODUÇÃO


O DNA comanda toda a atividade celular. Damos o nome de replicação ao processo onde o DNA se duplica. Pelo o experimento de Meselson e Stahl confirmamos que o DNA é semiconservativo, ou seja, metade da molécula original se conserva em cada uma das duas moléculas-filhas. Transcrição é o nome do processo em que produzimos RNA a partir deDNA, isso ocorre com a separação das fitas do DNA. A fita líder serve como molde para o RNA enquanto a outra fita fica inativa. A tradução é a leitura da mensagem do RNAm pelo ribossomo. É pela leitura que são criados os ácidos nucleicos e formado as proteínas. 

















6
REPLICAÇÃO

O metabolismo de controle é constituído por ácidos nucleicos. Nele estão contidas asinformações necessárias para que haja o controle das atividades celulares em um organismo. Ácidos nucleicos são moléculas compostas por vários nucleotídeos. Cada nucleotídeo é composto por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. O DNA é composto por uma estrutura dupla-hélice (duasfitas): líder e complementar. Sua pentose é chamada desoxirribose. Suas bases nitrogenadas são: adenina, timina, guanina e citosina. Sua sequência de bases é contrária, ou seja, a sequência encontrada na fita líder será invertida na fita complementar.


Figura 1 – Imagem representativa da estrutura de um nucleotídeo e DNA. Fonte: Helmintoses 1.1
A função do DNA nometabolismo de controle é a transmissão de informações genéticas que ocorrem de uma célula para outra. Ocorre então o processo chamado de replicação (ou autoduplicação) em que o DNA se duplica. Para que haja replicação a enzima necessária se chama DNA-polimerase, esta é responsável pelo pareamento entre adenina e timina, citosina e guanina e construir um polímero de nucleotídeos. Com isso, se resultamduas células filhas iguais ao DNA original.

7
Portanto, a replicação é dita semiconservativa, já que conserva a molécula-mãe e cria uma nova idêntica à mesma, e agora serão distribuídas para as células.


Figura 2 – Imagem representativa do processo de replicação. Fonte: Só biologia.










8
EXPERIMENTO DE MESELSON E STAHL

Há algum tempo atrás a certeza de que areplicação seria semiconservativa era apenas uma hipótese. Para comprova-la, os pesquisadores Matthew Meselson e Franklin Sthal decidiram testa-la. O teste se chamava: Marcação do DNA por incorporação de Azoto pesado 15N. Os pesquisadores acreditavam que se duas cadeias polinucleotídicas de uma molécula de DNA fossem marcadas seria possível prever o que ocorreria com essas cadeias em suas próximasgerações. Acreditavam que, após a primeira replicação as moléculas filhas conteriam metade da marcação que a mãe possui. Após duas replicações apenas metade das moléculas estariam marcadas, essa marcação seria a mesma encontrada na molécula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!