Biologia

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Objetivos:
Compreender as características gerais dos seres vivos.
Identificar os níveis de organização dos seres vivos.
Conhecer os procedimentos gerais da investigação científica.

Neste capítulo vamos analisar as características dos seres vivos e o método pelo qual es-sas características são estudadas – o método científico.
Esquema de uma célula do fígado humano 5

A biosferapode ser entendida como a porção da Terra que abriga a biodiversidade do pla-neta — os milhões de espécies de seres vivos existentes. Toda a biodiversidade conhecida e catalogada pela ciência tem uma classificação na biologia. E essa tendência para classificar seres vivos — bem como não vivos, reais e imaginários — remonta à Pré-História. Aos poucos, nossos ancestrais aprenderam a diferenciar, porexemplo, as plantas comestíveis das veneno-sas, os solos férteis dos estéreis, os metais mais apropriados para a confecção de utensílios e armas.
Ao longo da História, o ser humano aprendeu que a prática de classificar seres e objetos facilita a manipulação e a compreensão das entidades classificadas, além de permitir que seu estudo seja compartilhado entre pessoas, constituindo um eficientemétodo de comunicação. No caso dos seres vivos, apenas em 1758 se chegou a um sistema universal adequado — o sistema binominal de nomenclatura —, elaborado pelo médico botânico sueco Karl von Linné (1707-1778), ou simplesmente, como é mais conhecido por nós, Lineu.
2.1. Biosfera, porção da Terra onde a vida se desenvolve

A biosfera estende-se desde as mais altas montanhas até os profundosabismos oceâni-cos, em uma faixa de espessura de cerca de 17 km. Comparada ao diâmetro do planeta — 13000 km, aproximadamente —, a biosfera constitui uma película muito fina, que abriga os mi-lhões de espécies de seres vivos existentes.
Toda essa biodiversidade fascina os pesquisadores. Felizmente, cresce cada vez mais em todo o mundo a consciência da importância de sua manutenção, envolvendo nãoapenas a área de ciências biológicas, mas também a economia, a religião e a ética, entre outras áreas.
O Brasil é um dos primeiros países do mundo em riqueza de diversidade biológica, posição que aumenta nossa responsabilidade na proteção desse patrimônio. Entre as regiões de alta biodiversidade do país, podemos considerar a mata Atlântica (fig. 1.1) e a floresta Amazônica.
2.2. Classificando avida — a espécie como unidade básica

O cão doméstico é popularmente chamado de dog em inglês, de hunt em alemão e de chi-en em francês, considerando apenas alguns idiomas, além do português. Mas, cientificamente, esse animal tem apenas um nome, que permite seu reconhecimento imediato em qualquer par-te do mundo: Canis familiaris.
O uso de um nome científico para cada espécie constitui umapadronização universal, que evita prováveis confusões geradas pela existência de inúmeros termos populares que diferen-tes regiões poderiam aplicar a essa espécie. 18

A espécie foi adotada como unidade básica de classificação. São considerados da mesma es-pécie os indivíduos que apresen-tam grandes semelhanças físicas e fisiológicas e são capazes de cruzar naturalmente uns com os outros, gerandodescendentes fér-teis.
O ramo da biologia que estuda a classificação dos seres vivos é a taxionomia ou taxonomia (do grego taxis, ‗ordem‘; nomos, ‗Lei‘)
Fig. 2.1 — Mata Atlântica, uma das regiões com maior biodi-versidade na Terra. De sua mata original, submetida a uma intensa devastação, restam atualmente menos de 10%.
Das espécies aos reinos

O maracajá, ou gato-do-mato, encontradona mata Atlântica, por exemplo, pertence à es-pécie Leopardus wiedii; o gato-do-mato-pequeno, o menor dos pequenos felinos silvestres bra-sileiros, pertence à espécie Leopardus tigrinus; e a jaguatirica, o maior entre os pequenos feli-nos silvestres brasileiros, pertence à espécie Leopardus pardalis (fig. 1.2).
Todos os animais citados, embora sejam de espécies diferentes — já que não são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia
  • Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!